Alagoas

Logomarca do Bicentenário de Emancipação de Alagoas é escolhida em votação aberta ao público

Por Mariane Rodrigues *estagiária 28/12/2016 10h10
Logomarca do Bicentenário de Emancipação de Alagoas é escolhida em votação aberta ao público
Agência Clorus foi a criadora da logomarca vencedora do Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas. - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

Após uma comissão mista escolher as três logomarcas finalistas do Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, o público votou e escolheu, nesta terça-feira (27), aquela que será a marca visual da comemoração dos 200 anos do estado. A logomarca vencedora foi criada pela agência Clorus, que teve 57 votos do total de pessoas presentes num Fórum aberto. A votação foi realizada em cédulas no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, localizado no Centro de Maceió, onde também foi apresentada a programação base para 2017.

   As outras duas logomarcas finalistas foram as criadas pelos publicitários Rodrigo Ambrósio e Almir Lira.  De acordo com o publicitário e sócio da Clorus, Yuri Oliveira, ao criar a logo, o objetivo foi representar os    diversos ícones de Alagoas.  “Do Sertão ao Litoral, da Gastronomia ao Quilombo, o maior desafio foi  encontrar um ícone para representar Alagoas e que conseguisse traduzir de modo plural o nosso estado”,  explicou o publicitário.

 Por isso, a logo possui as cores amarelo e laranja, em que representam o calor e a receptividade do  povo alagoano; azul, simbolizando o mar; e o verde representando rios e vegetação do estado, como  explica Yuri Oliveira.

 De acordo com o Secretário de Gabinete Civil, que representou o governador Renan Filho na ocasião,  Fábio Farias, a escolha da logomarca define a identidade visual em que Alagoas será divulgada para o  Brasil e para exterior. “A escolha da logomarca é uma etapa importante do calendário do Bicentenário para  definir a identidade visual do estado que será divulgado nacionalmente e também no exterior. A logo também será usada em todas as instituições do estado”, afirma Fábio Farias.

Em 2017, Alagoas completa 200 anos de sua emancipação. Para comemorar, o governo do estado, em parceria com diversos órgãos públicos fará todos os meses do ano eventos que promovam e exaltem a cultura e personagens de destaques no estado. De acordo com o Secretário de Comunicação, Ênio Lins, quatro secretarias estarão engajadas na realização desses eventos - que vão abranger seminários, palestras, shows, atrações e concursos culturais –, algumas direta, outras indiretamente. São elas: Secretaria de Gabinete Civil, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cultura, e a mais importante, Secretaria de Educação.

Ênio Lins explica que o objetivo dos eventos será a valorização permanente da cultura alagoana e seus expoentes. Para isso, o público também participará, dando sugestões.  “A programação vai começar logo no Reveillon e se encerrará em dezembro de 2017. Realizaremos fóruns para participação popular, além de lançarmos uma ferramenta em janeiro na internet, onde o público poderá interagir”, explica o secretário Ênio Lins.

“Dá a chance de o público participar da escolha faz com que ele se sinta integrante do projeto e o estimula a se interessar pela sua história”, pontua Fábio Farias.

Estiveram presentes no Fórum, além dos secretários Ênio Lins e Fábio Farias, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Jayme de Altavila, representantes de movimentos sociais, e público em geral.

Programação Base para o Bicentenário

Chamada de ‘Espinha Dorsal’ perla organização, a programação apresentada nesta terça-feira (27) será a base dos festejos e homenagens a personalidades marcantes de Alagoas. Foram escolhidas datas de nascimento e morte dessas pessoas, além das datas que tiveram acontecimentos significativos para a história e cultura do estado.

Confira programação principal:

JANEIRO 

1º Reveillon 2017 - A partir das 19h, no Posto 7, localizado na orla da Jatiúca, haverá shows com bandas alagoanas que homenagearão os músicos da terra.

22 -  Haverá o 1º Debate sobre Alagoanidade. O dia foi escolhido porque ser a data em que houve a posse do 1º governador da então Província, Coronel Sebastião Francisco de Melo Póvoas. 

FEVEREIRO

1º -  Início do Quebra de Xangô

28 - Tema central será o carnaval. Neste dia serão homenageados compositores alagoanos de músicas carnavalescas. 

MARÇO

20 - Será o mês da Literatura Alagoana, em homenagem a morte do Alagoano Graciliano Ramos. 

ABRIL

23 - Será o mês da Poesia Alagoano, em homenagem ao nascimento de Jorge de Lima. 

MAIO

02- Homenagem ao nascimento de Aurélio Buarque de Holanda.

14 - Homenagem ao Nascimento de Augusto da Malta, importante fotógrafo alagoano.

28 - 100 anos do nascimento Teotônio Brandão Vilela

JUNHO

05 - Nascimento de Augusto Calheiros

       Mês do Forró Alagoano (homenagens a Jacinto Silva, Tororó do Rojão, Clemilda, etc.)

JULHO

07 - Nascimento de Artur Ramos

22 - Homenagem a Calabar ( ambos com posibilidade de divulgação nacional)

AGOSTO

Alagoas no Cinema. Homenagem ao ator alagoano Jofre Soares (100 anos de seu nascimento e 21 anos de sua morte). 

08- Morte de Heckel Tavares

SETEMBRO

16 - Emancipação Política de Alagoas 

18 - Homenagem a Rosa da Fonseca - Patrona da Família Militar Brasileira

OUTUBRO

10- Centenário da morte de Delmiro Gouveia

17 -Nascimento de Anfilófio Jayme de Altavilla

30 - Morte de Nise da Silveira

NOVEMBRO

1º Fundação da Academia Alagoana de Letra

15 - Inauguração da Sociedade Perseverante

20 - Morte de Zumbi dos Palmares

DEZEMBRO

02 - Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

03 - Morte de Aureliano Cândido Tavares Bastos

05 - Morte da estilista Maria Cândido Sarmento

Moda em Alagoas - Vera Arruda

08 - Dia de Nossa Senhora da Conceição/ Dia de Iemanjá

09 - Carta de Bento Bandeira de Melo endereçada ao secretário da Marinha e Ultramar, Dom Rodrigo de Souza Coutinho, defendendo a Emancipação Política de Alagoas.