Alagoas

Corpo de Bombeiros de Alagoas garante segurança contra incêndio e pânico na virada de ano

Por Redação com assessoria 28/12/2016 16h04
Corpo de Bombeiros de Alagoas garante segurança contra incêndio e pânico na virada de ano
Reveillón em Maceió - Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Anualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) trabalha para garantir uma virada de ano segura a todos os alagoanos e turistas, empregando seus militares nas vistorias a estabelecimentos, shows e queimas de fogos, comandadas pela Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), que é o setor responsável pela segurança contra incêndio e pânico da corporação.

Segundo capitão Ailton Trindade, analista de projetos da SAT, a segurança do réveillon começou a ser planejada desde o início do mês de dezembro, junto ao Ministério Público Estadual, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com vários órgãos envolvidos nos festejos de fim de ano, como SMCCU, Marinha, Polícia Militar, entre outros.

Conforme o TAC, desde o dia 12 de dezembro, nenhum pedido de vistoria pode ser protocolado junto à SAT, pois este foi o prazo máximo para análise e regularização junto ao Corpo de Bombeiros. As barracas de vendas de fogos de artifícios, localizadas na praia da avenida, já foram vistoriados e aprovadas pelo CBMAL.

“Estamos com três equipes de vistoria e duas de fiscalização, e qualquer informação de alguma festa ou queima de fogos que pretenda acontecer sem a autorização do CBMAL, nós iremos ao local para fiscalizar e até interditar a realização do evento, tudo em prol da segurança da população”, explicou o oficial, enfatizando que conforme o TAC, as vistorias aos locais que deram entrada em seu projeto serão realizadas no dia 30, podendo sanar pendências até às 13 horas do dia 31, e após este prazo, apenas com uma decisão judicial.

Projetos aprovados, a ser vistoriados no dia 30 pelo CBMAL:

  • Celebration;
  • Allure;
  • Hotel Gran Oca Maragogi;
  • Queima de fogos nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e no Alagoinhas;