Alagoas

Expansão do VLT amplia mobilidade e deve beneficiar cerca de 80 mil maceioenses

Senador Benedito de Lira e membros da CBTU se reuniram com a imprensa e apresentaram novidades

Por 7 Segundos com 7 Segundos 28/12/2016 11h11
Expansão do VLT amplia mobilidade e deve beneficiar cerca de 80 mil maceioenses
Senador Benedito de Lira e integrante da CBTU, em coletiva com a imprensa - Foto: Ângelo Farias/7 Segundos

A partir de 2017, o maceioense ganhará uma opção de transporte público barato e rápido ao custo de apenas R$0,50 centavos. É que a expansão do VLT na capital deverá beneficiar cerca de 80 mil alagoanos que precisam se deslocar diariamente para os seus compromissos em Maceió.

O senador Benedito de Lira (PP) e o superintendente da CBTU em Maceió, Marcelo Aguiar, além do presidente da CBTU nacional, José Marques de Lima, estiveram reunidos com a imprensa e apresentaram as principais novidades que pretendem beneficiar a mobilidade urbana em diversos bairros da capital na manhã desta quarta-feira (28), durante um café da manhã com os jornalistas.

Em entrevista ao portal 7 Segundos, Marcelo Aguiar afirmou que o VLT é um sistema moderno de transporte muito utilizado em todo o mundo, que proporciona segurança e conforto aos usuários. “Tivemos um acréscimo de mais de 200% no número de passageiros em relação ao ano passado. As pessoas que moram em Rio Largo, por exemplo, podem se deslocar até a parte baixa reduzindo o percurso pela metade”, falou.

De acordo com ele, o fluxo de usuários todos os meses chega a 80 mil pessoas, mas o órgão já registrou a utilização do transporte para mais de 300 mil pessoas, em dias de pico. Com as novas obras, a previsão é que ocorra uma integração por meio de coletivos que deverão circulam nas proximidades de cada estação, tanto em Maceió quanto na Região Metropolitana. “Nós estamos bem confiantes de que iremos cumprir todos os prazos”, assegurou.

Já o presidente nacional da CBTU, José Marques de Lima, elogiou o empenho do senador em promover as obras e teceu elogios ao estado de Alagoas. “Temos uma malha ferroviária fantástica aqui. Benedito de Lira é um parceiro da CBTU. Sempre que procuramos ele para buscar recursos para ajudar a desenvolver qualquer trabalho, ele sempre se coloca à disposição. Enquanto ferroviário que sou, nós temos muito a agradecer o senador”, disse.

Atualmente, Maceió possui 32 km de malha ferroviária, mas, após todas as obras e ampliações do sistema, a expectativa é de que esse número atinja os 40 km.

Obra do Alagoinhas e visita de Temer

Questionado pelos comunicadores sobre as obras de revitalização do Alagoinhas, o senador Benedito de Lira foi enfático ao afirmar que o projeto vai dar certo e fomentará o turismo naquela região. “Aquilo ali vai ser transformado em uma paisagem bonita, em um monumento extraordinário que vai chamar a atenção de todos aqueles que vierem a Maceió, mantendo, claro, a arquitetura original, porque esse é o principal objetivo”.

Sobre a visita do presidente Michel Temer a Maceió, ocorrida na manhã de ontem (27), o senador limitou-se a afirmar que ele é bem-vindo à capital alagoana, mas que o governo federal precisa investir mais no combate à seca em Alagoas. “O precisa é ser utilizada a água do canal do sertão Já tem mais de 100 km de água, então precisamos fazer adutoras emergenciais para realmente atender a população. Mas eu recebo bem a visita dele”, concluiu.