Polícia

Em 20 anos de atuação, batalhão bate recorde de prisões e apreensões

Por Assessoria 04/01/2017 10h10
Em 20 anos de atuação, batalhão bate recorde de prisões e apreensões
Major Marlon - Comandante do Batalhão de Polícia Escolar. - Foto: Assessoria

Ao término do ano de 2016, o Batalhão de Polícia Escolar fez a contabilização de prisões e apreensões, de adultos e menores, respectivamente, e também de apreensões de armas e drogas efetuadas no referido ano. Os números representam um recorde anual para o BPEsc, que possui cerca de 20 anos de existência.

De acordo com o Chefe do Setor de Planejamento do BPEsc, Tenente Geison França, em todo o ano de 2016 as guarnições do BPEsc prenderam 197 adultos, apreenderam 57 menores, 78 armas de fogo e mais de 30Kg de drogas (maconha, crack, cocaína e etc.). Esses resultados representam um recorde para o BPEsc, que em toda a sua história nunca obteve tais números dentro de um mesmo ano.

Atualmente, o Batalhão de Polícia Escolar tem a missão de garantir a segurança nas Escolas Públicas Estaduais, assim como em algumas Faculdades Públicas e Escolas Públicas Municipais, em toda a grande Maceió. O BPEsc também atua no entorno das respectivas Escolas e Faculdades, bem como nas proximidades de algumas escolas e faculdades da rede privada, que possuam grande fluxo de pessoas.

O Major Marlon, Comandante do BPEsc, enalteceu o esforço do seu efetivo, oficiais e praças, para obter tais resultados. Ressaltou que foi um ano de combate pleno aos crimes praticados dentro e no entorno de Escolas e Faculdades. Destacando que o BPEsc tem sua área de atuação em toda a grande Maceió, auxiliando no recobrimento de área de diversas Unidades da Polícia Militar, o que demonstra que tais prisões e apreensões ocorreram em locais diversificados, diminuindo sobremaneira a criminalidade na grande Maceió.

Ainda de acordo com o Cmt do BPEsc, diferente de 2016, onde os esforços do BPEsc foram mais voltados para a repressão à criminalidade, tanto é que, primeira vez na sua história, o BPEsc comandou uma operação de grande porte, denominada "Operação Caverna 2", que prendeu traficantes e apreendeu armas e drogas; o ano de 2017 será mais voltado para a prevenção, inclusive com a criação da 1ª Base Comunitária Escolar do Brasil, com inauguração prevista para o 1ª trimestre do referido ano. 

Ressalta-se, que mesmo as ações do BPEsc, em 2017, estarem voltadas para a prevenção, o BPEsc não descuidará do enfrentamento diário da criminalidade, pois são mais de 50 policiais militares de serviço todos os dias, e cerca de 10 viaturas diariamente, garantindo principalmente a segurança da comunidade escolar, mas também da população em geral, de toda a grande Maceió - acrescentou o Major Marlon.