Alagoas

Sesau apresenta ações de saúde aos novos gestores municipais

Por Agência Alagoas 09/01/2017 10h10
Sesau apresenta ações de saúde aos novos gestores municipais
Cartilha é composta de indicadores sobre o registro de nascimento e óbitos, as doenças e agravos registrados nos municípios, os indicadores de vacinação - Foto: Carla Cleto/ Agência Alagoas

Os novos prefeitos e secretários municipais de Saúde conhecerão, nesta segunda-feira (9), as ações que serão executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nos 102 municípios de Alagoas, durante encontro que acontece no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), às 9h, no Farol.

Além de dar as boas vindas aos novos gestores dos municípios e da Saúde, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, fará uma apresentação sobre as atividades da Sesau e reforçará a necessidade de assegurar a continuidade das ações integradas no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

Ainda na reunião, os prefeitos e secretários receberão uma cartilha com dados sobre a saúde nos municípios e as ações que a Sesau vem executando desde janeiro de 2015.

“Os prefeitos e secretários de Saúde receberão uma cartilha com informações que consideramos importantes e básicas para que compreendam as características específicas do SUS no município, assegurando o direito à saúde da população alagoana”, disse a secretária, Rozangela Wyszomirska.

A cartilha é composta de indicadores sobre o registro de nascimento e óbitos, as doenças e agravos registrados nos municípios, os indicadores de vacinação. E, ainda, dados sobre a Hemorrede, vigilância sanitária, saúde do trabalhador, assistência materno-infantil, atenção primária de média e alta complexidade, entre outros.

Segundo a secretária, os prefeitos e secretários terão acesso ao Plano Estadual de Saúde, para o quadriênio 2016-2019, com as responsabilidades do governo para melhorar a qualidade do acesso da população aos serviços de saúde. E, também, dados sobre as redes de atenção à saúde, como atenção psicossocial, urgência e emergência, entre outras.