Geral

Nutricionista alerta para cuidados com a alimentação no verão; veja dicas!

Sucos hidratam e fornecem nutrientes ao organismo, mas é preciso ter cuidado na preparação

Por Agência Alagoas com Agência Alagoas 09/01/2017 06h06
Nutricionista alerta para cuidados com a alimentação no verão; veja dicas!
No período mais quente do ano é importante manter-se hidratado - Foto: Divulgação

Com a chegada do verão e o aumento do movimento e consumo de alimentos na praia, é importante observar alguns cuidados para que a diversão não provoque danos à saúde. Para isso, a nutricionista do Hospital Geral do Estado, Raquel Cavalcanti, orientou sobre como aproveitar melhor a época.

“O importante é manter-se hidratado. Com o aumento da temperatura o organismo tende a perder líquido e precisa repor. Deve-se observar para não ter sinais de desidratação como tonturas e desmaios”, explicou.

A nutricionista destacou que sucos, além de refrescantes, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. “Eles são uma ótima opção para as pessoas que querem uma forma de alimentação bem nutritiva, refrescante e fácil de preparar”, disse a nutricionista, acrescentando que os especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia.

Raquel lembrou que devem ser evitadas comidas gordurosas de difícil digestão e que podem levar a quadros de diarreia. “Comidas leves como frutas, peixes e verduras são mais recomendadas, principalmente frutas ricas em água como melancia, abacaxi e maçã”, ressaltou.

Outro cuidado que deve ser observado é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. A nutricionista lembrou que as bebidas, especialmente a cerveja, são diuréticas e podem ampliar a desidratação.

“Como as bebidas com álcool passam uma falsa sensação de hidratação, elas podem ser perigosas para o indivíduo. O ideal é tomar um copo de água no intervalo entre as bebidas”, reforçou.