Alagoas

Educação oferta mais de seis mil vagas para novatos no Vale do Paraíba

Por Agência Alagoas 11/01/2017 09h09
Educação oferta mais de seis mil vagas para novatos no Vale do Paraíba
Ano de 2017 começa com a oferta de mais de seis mil vagas para estudantes novatos da rede pública estadual no Vale do Paraíba - Foto: Valdir Rocha/ Agência Alagoas

O ano de 2017 começa com a oferta de mais de seis mil vagas para estudantes novatos da rede pública estadual no Vale do Paraíba. A oferta está distribuída nas 12 escolas espalhadas pelos oito municípios que compõem a 4ª Gerência Regional de Educação (Gere): Viçosa, Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Mar Vermelho, Chã Preta e Paulo Jacinto. Em todo o Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou 53.221 para novos alunos.

Este ano, a região conta com duas escolas de Ensino Médio Integral, onde os alunos terão jornada ampliada de estudos e uma formação educacional mais abrangente: Escola Joaquim Diegues, em Viçosa, e Edite Machado, em Capela. Juntas, as duas unidades contemplam 320 vagas -  200 na Joaquim Diégues e 120 na Edite Machado – para a 1ª série do Ensino Médio Integral.

Novidade 

Capela é cenário de outra novidade da Matrícula 2017: a Escola Torquato Cabral volta a disponibilizar vagas para alunos da rede estadual. Até o ano passado, a imponente instituição de 93 anos funcionava em cogestão com o município, mas, este ano, disponibilizou 170 vagas para turmas de 1ª série do Médio: 80 vagas no turno vespertino para o Médio Regular e 70 vagas no turno noturno para o Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A região contará ainda com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em qual o estudante cursa o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar, mas sem jornada ampliada. Para esta modalidade, são 100 vagas disponíveis na Escola Estadual Monsenhor Machado, em Viçosa.

“Este ano, estamos com um número de matrículas superior ao ano de 2016, quando tivemos 5.319 vagas. No caso de Capela, tivemos uma grande conquista, pois além do Ensino Integral na Edite Machado, temos a Torquato Cabral, um patrimônio do município, voltando a oferecer vagas para a rede estadual. O Ensino Integral também foi um grande ganho para a região, pois temos os nossos jovens ocupando seu tempo com mais aprendizagem e projetos enriquecedores, a exemplo do projeto de horta escolar que estimulou o empreendedorismo dos alunos da Joaquim Diégues”, relata Rosileide Queiroz, gerente da 4ª Gere.

Ela destaca ainda que pais ou alunos que não dispõem de acesso à Internet podem procurar a sede da 4ª Gere, no Centro de Viçosa, para auxílio na efetuação da pré-matrícula.

Pré-matrícula 

Interessados em efetuar a pré-matrícula da rede estadual podem fazê-la até o dia 14 de janeiro no site www.matriculaonline.al.gov.br. Para efetuar o cadastro, é necessário clicar no link “Pré-Matrícula”, apontar a série pretendida e escolher três opções de escola de sua preferência. O interessado voltará ao site no período de 21 a 23 de janeiro para saber em qual das três unidades foi alocado.

A próxima e última etapa, de 23 a 25 de janeiro, é presencial e o interessado deve comparecer à escola munido de toda a documentação necessária para efetuar a matrícula e garantir sua vaga.?