Brasil

Detentos começam rebelião em presídio do Rio Grande do Norte

Por Folha de S. Paulo 14/01/2017 19h07
Detentos começam rebelião em presídio do Rio Grande do Norte
Detentos começam rebelião em presídio do Rio Grande do Norte - Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Detentos do maior presídio do Rio Grande do Norte, a Penitenciária de Alcaçuz, iniciaram uma rebelião no final da tarde deste sábado (14).

O governo estadual confirmou o fato, mas ainda não tem informações sobre o que causou o motim e se há presos feridos.

A rebelião começou por volta das 17h, no horário local (18h em Brasília). Os secretários de Segurança e de Justiça estão a caminho da penitenciária.

A Polícia Militar informou que enviou um "grande efetivo" ao local, inclusive com tropas do choque e do Bope, mas que ainda não conseguiu entrar no presídio para controlar a situação.

A Penitenciária de Alcaçuz abriga atualmente 1.083 presos, mas tem capacidade para apenas 620, segundo dados da Secretaria de Justiça. O presídio fica no município de Nísia Floresta, a 25 km de Natal.

Construído sobre dunas, o local registra fugas frequentes de presos: basta cavar um túnel na areia para sair.

Além disso, como as dunas se movem com o vento, o acesso ao presídio também fica facilitado. Algumas vezes, há dunas tão altas que permitem a visão de dentro do pátio.

"Se um garoto pegar um estilingue e colocar um celular ou drogas, lança para dentro do presídio", diz Ivenio Hermes, pesquisador do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte.