Acidentes

Secretários municipais de Saúde destacam modernização da UE do Agreste

Por 7Segundos com assessoria 21/01/2017 16h04
Secretários municipais de Saúde destacam modernização da UE do Agreste
Secretários municipais de Saúde destacam modernização da UE do Agreste - Foto: Ascom/Sesau

Referência nos serviços de Média e Alta Complexidade, a Unidade de Emergência Agreste, localizada em Arapiraca, passa por ampla reestruturação física, que também inclui a aquisição de novos equipamentos que modernizarão a unidade para atender pacientes de 46 cidades do interior do estado.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está triplicando a quantidade de leitos de enfermaria. Atualmente são 40 e passará a contar, em breve, com 120 leitos, além de garantir a ampliação da área de UTI, que hoje conta com sete leitos e oferecerá mais 13 unidades, totalizando 20 leitos exclusivos.

 

Além dos 120 leitos, as obras que irão triplicar a UE do Agreste estão em fase de conclusão. Com isso, o hospital irá oferecer outros 10 leitos exclusivamente para atender pacientes vítimas de AVC, descentralizando o serviço do HGE, em Maceió.

O hospital está sendo dotado de um Centro de Tratamento para Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e contará com profissionais especializados, centro cirúrgico e UTI. Também passará a contar com modernos equipamentos, como cardioversores, desfibriladores, monitores, ventiladores mecânicos, aparelhos de anestesia, endoscópio, bisturis elétricos, entre outros aparelhos de uso médico.

A chegada do serviço para tratamento de pessoas vítimas de AVC vai permitir um reforço na humanização no tratamento dos pacientes e um atendimento seguro e ágil à população da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste e Sertão.
 

Grande Porte – As obras estão modificando o perfil da Unidade de Emergência do Agreste, que passará a ser um hospital de grande porte para tratar os casos de traumas e doenças correlatas. Ainda na UE do Agreste, o Governo Renan Filho já instalou um novo e moderno tomógrafo, que tem capacidade de realizar 50 exames por dia.

O novo projeto vai possibilitar que mais pessoas sejam atendidas em um ambiente reestruturado, melhor adaptado e dotado de novas tecnologias na área médica e hospitalar. Para a secretária de Saúde do município de Craíbas, a odontóloga e cirurgiã Flávia Lima, a ampliação e modernização da Unidade de Emergência do Agreste é essencial para acompanhar o crescimento das demandas da população.

A gestora cita como exemplo os registros de muitos casos de pessoas que sofrem traumas no corpo e, sobretudo, por conta de acidentes no trânsito. “Acreditamos que as melhorias que o hospital está recebendo vão refletir diretamente na qualidade e agilidade no atendimento para continuar salvando muitas vidas em nossa região”, frisou Flávia Lima.

O secretário de Saúde do município de Major Isidoro, o especialista em Gestão Hospitalar José Petrúcio Costa, considera muito positiva a iniciativa do governo estadual em ampliar e modernizar a UE do Agreste. Ele salienta que o município, localizado na Bacia Leiteira de Alagoas, tem uma população estimada em 20 mil habitantes e conta com uma unidade mista e sete equipes de saúde da família.

“Com esse reforço no hospital de emergência, em Arapiraca, será possível reforçar todo esse trabalho, oferecendo condições para que os pacientes tenham serviços cada vez mais rápidos e eficientes”, acrescenta Petrúcio Costa.
 

A gerente da Unidade de Emergência do Agreste, a médica Regiluce Santos, revelou que as obras da parte física já foram totalmente concluídas. Ela adianta que o hospital está recebendo agora mais equipamentos e aparelhos de uso médico, bem como de todo o mobiliário, para que em poucas semanas todas as etapas sejam concluídas para atender novas demandas da população.