Polícia

Detran desarticula quadrilha que praticava fraude em documentos em AL

Acusados foram apresentados em coletiva à imprensa na sede do órgão nesta segunda-feira (23)

Por Redação com assessoria 23/01/2017 14h02
Detran desarticula quadrilha que praticava fraude em documentos em AL
Envolvidos no crime foram apresentados à imprensa durante coletiva nesta segunda-feira - Foto: Assessoria Detran/AL

Com o propósito de combater ações de corrupção e crimes de falsidade ideológica, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) coordenou operação para desarticular uma quadrilha que falsificava documentos para a retirada de veículos apreendidos no depósito do órgão. A fraude contava com a conivência de um cartório da cidade de Rio Largo, que promovia a autenticação de vários documentos.

Em coletiva à imprensa, na manhã dessa segunda-feira (23), o diretor-presidente da autarquia, Antônio Carlos Gouveia, com o apoio da Polícia Civil, apresentou três pessoas envolvidas no crime, sendo dois despachantes e um funcionário do cartório, e esclareceu como o esquema acontecia.

De acordo com informações do Serviço de Inteligência do Detran/AL, as investigações começaram quando o proprietário de um Uno apareceu para pagar as taxas e recuperar o veículo, apreendido durante fiscalização realizada em dezembro, mas, ao chegar ao depósito, o sistema mostrou que o veículo já havia sido retirado.

“Trabalhamos internamente com o nosso Serviço de Inteligência para apurar como o veículo havia desaparecido do galpão. O processo de retirada cumpriu todas as exigências legais, mas alguns documentos usados chamaram nossa atenção nas investigações, como uma cópia de identidade que constava no procedimento. Os dados estavam apresentados de forma correta, mas a foto não era do proprietário do veiculo”, ressaltou Antônio Gouveia.

Gouveia salienta que o caso chegou à Polícia Civil após a constatação, durante as investigações, de que a cópia de identidade apresentada para a retirada do veículo estava com o selo de autenticação de um cartório da cidade de Rio Largo. E, obedecendo às normas legais, o selo só poderia ter sido colocado na presença do proprietário do documento, o que não ocorreu.

A delegada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Maria Angelita, relatou que após doze dias de o inquérito ser instaurado, a investigação conseguiu levantar provas da ação da quadrilha e detectar a proximidade de despachantes e funcionários do cartório com o esquema.

“O diretor do Detran nos informou do que estava acontecendo no órgão, com a retirada de um veículo do pátio com a possível falsificação de documentos. Imediatamente instauramos o inquérito e, após 12 dias, identificamos alguns membros da quadrilha que estava cometendo os crimes e realizamos as prisões”, destacou a delegada.

O presidente do Detran/AL revelou ainda que um segundo veículo, que estava circulando com documentação falsa, autenticada no mesmo cartório de Rio Largo, também foi encontrado durante a investigação.

“O caminhão foi vendido com pagamento dividido em seis vezes. Um ‘comprador’ pagou a primeira parcela e, em seguida, com documentos falsos, conseguiu deixar o carro em situação legal. A equipe de inteligência do Detran investigou o carro e conseguiu capturá-lo. A partir daí percebemos que o veículo foi alvo da mesma quadrilha”, explicou Antônio Gouveia.

A operação aconteceu em parceria do Detran/AL, com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).