Alagoas

Cosems sedia reunião para traçar estratégias de combate ao Aedes em Alagoas

Conselho integra Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes aegypti e, diante do crescente número de doenças provocadas pelo mosquito, mobiliza municípios para realização de mutirões

Por Assessoria 01/02/2017 14h02
Cosems sedia reunião para traçar estratégias de combate ao Aedes em Alagoas
Dados da área técnica de Vigilância e Controle das Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelam que em 2016 foram registrados 18.473 casos de chikungunya; 8.126 de Zika e 23.966 de dengue - Foto: Ilustração

Representantes dos órgãos que compõem a Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes Aegypti se reúnem na próxima segunda-feira (6), às 9h, no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), no Pinheiro, para discutir as estratégias de combate e controle do Aedes aegypti, segundo um cronograma de ações elaborado para os municípios. A reunião será coordenada pela Defesa Civil Estadual, por meio do titular major Moisés Pereira, e deve contar com a participação de gestores da Saúde.


A iniciativa de traçar uma agenda de ações junto aos municípios surgiu da preocupação das autoridades da Saúde e setores afins com o crescente número de casos de doenças provenientes do mosquito em Alagoas. Dados da área técnica de Vigilância e Controle das Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelam que em 2016 foram registrados 18.473 casos de chikungunya; 8.126 de Zika e 23.966 de dengue.


Fazem parte da Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes aegypti, além do Cosems/AL e a Defesa Civil Estadual, representantes do Exército, Secretaria estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Saúde de Maceió, além da pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, afirmou que - com os assessores técnicos do Conselho - vai mobilizar os municípios no sentido de unir esforços para combater os focos do mosquito transmissor destas doenças.