Saúde

Membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2017-2019 tomam posse

Por Redação com assessoria 07/02/2017 18h06
Membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2017-2019 tomam posse
Posse do Conselho Municipal de Saúde - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Maceió tomaram posse na manhã desta terça-feira (7) para o biênio 2017-2019. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro e contou com a presença de usuários, trabalhadores e gestores da saúde. Uma das principais responsabilidades do Conselho Municipal de Saúde é fiscalizar as ações, recursos e o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Renilde Santos Barreto, representante do segmento trabalhador do SUS, esse é um momento ímpar e significativo para a sociedade civil. “Que os novos representantes do Conselho venham com garra e determinação para trabalhar em prol da saúde de Maceió. Cada um de nós deve fazer sua parte que é fiscalizar e deliberar sobre as ações e serviços que o município tem oferecido aos maceioenses, de forma que eles sejam cada vez melhores”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, ressaltou que o constante diálogo entre conselho e gestão permitiu a execução de diversas ações conjuntas que beneficiaram a população de Maceió. “Tudo o que foi construído pelo conselho em parceria com a gestão, trabalhadores e usuários foi fruto de muito debate, compreensão e equilíbrio, buscando sempre melhorar a atenção das pessoas que necessitam da saúde”, destacou o gestor.

Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

A presidente do CMS, Flávia de Macedo Citônio,  parabenizou todos os envolvidos nesse processo eleitoral. “Conseguimos realizar uma eleição e agora estamos empossando os membros, então gostaria de parabenizar a comissão eleitoral e quem ganha com isso é o controle social, a população e a sociedade que está aqui representada com 24 usuários, 12 representantes dos trabalhadores e seis gestores e prestadores de saúde”, explicou a presidente.

A secretária executiva do CMS, Ana Cláudia Duarte Maia, leu o termo de posse e em seguida, os novos membros empossados assinaram o documento. Após a assinatura do documento, foi realizada a votação da mesa diretora que vai comandar o CMS para o biênio de 2017-2019.