Saúde

Mães denunciam abandono em maternidade e dizem estar sendo separadas dos filhos

Por 7 Segundos com 7 Segundos 12/02/2017 12h12
Mães denunciam abandono em maternidade e dizem estar sendo separadas dos filhos
Mães denunciam abandono em maternidade - Foto: Divulgação

O descaso na saúde é recorrente em vários municípios de Alagoas. Em Maceió, mães estão há uma semana desamparadas e sem nenhuma instrução na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Maceió. Elas relatam falta de higiene e assistência no pós-parto.

Segundo informou uma mãe de 15 anos, ela foi separada da filha e está proibida de ter contato com a recém-nascida, após ser diagnosticada com sífilis adquirida no pós-parto. Em situação semelhante estão mais sete mulheres.

As parturientes reclamam da falta de explicações e dizem estar impossibilitadas de sair da maternidade. Elas disseram à reportagem do Portal 7 Segundos que um médico apareceu somente neste domingo (12), e informou que as mães poderiam encaminhar os filhos para o CTI onde ficarão em observação até a segunda-feira (13).

Além da separação, as mães disseram estar sozinhas em uma ala da maternidade cuja falta de higiene impera. No ambiente há restos de parto, sangue, e muitos mosquitos por causa de um esgoto próximo ao hospital.

Ainda de acordo com as mães, a única justificativa dada por profissionais da saúde que trabalham na Instituição é de que os bebês precisam ser isolados para evitar problemas com o Conselho Tutelar e a Assistência Social.

Em contato com o Portal 7 Segundos, a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima afirmou que a instituição segue os protocolos do Ministério da saúde pela Rede Cegonha e que a casa mantem um plantão de médicos pediatras, obstetras e outros. 

Confira a nota na íntegra: 

A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima vem através desta esclarecer sobre os acontecimentos relatados na reportagem publicada no dia 12/02/17 e declaramos que na nossa Instituição seguimos os protocolos conforme o Ministério da Saúde preconiza pela Rede Cegonha, desde o acolhimento da gestante até o pós-parto juntamente com o acompanhante de sua livre escolha. Sendo acompanhadas e avaliadas diariamente por uma equipe multiprofissional verificando as necessidades e evolução, e fortalecendo o vínculo mãe-filho a partir do momento do parto, incentivando a amamentação.  Se houver a necessidade do RN ser encaminhando para U.C.I devido a existência de  alguma complicação apresentada após o parto, será avaliado e acompanhado pelo pediatra, e todas as mães tem o direito de visitar e amamentar seus filhos. Para isso a Casa de Saúde mantém em plantão permanente médicos pediatras, obstetras e outros.

Todos os setores são higienizados diariamente pela nossa equipe e conforme a necessidade, seguindo as Normas e Rotinas de Higienização.

   Reiteramos ainda que as informações repassadas ao Portal 7segundos não foram feitas por nenhuma das pacientes citadas e sim, por uma acompanhante de outra paciente de uma outra enfermaria usando de má fé, ao tomar emprestado o celular de uma dessas para fazer a fotografia mostrada e relatar sobre possíveis diagnósticos das mesmas. A Casa de Saúde e nenhum de seus colaboradores divulgam ou informam a terceiros sobre o diagnostico de seus pacientes

 

Atualizada às 17h49 de 14/02