Polícia

Membros de facções criminosas responsáveis por queima de ônibus e homicídios são presos

Prisões ocorreram no bairro do Vergel do Lago, em Maceió; cinco suspeitos ainda estão foragidos

Por 7 Segundos 13/02/2017 16h04
Membros de facções criminosas responsáveis por queima de ônibus e homicídios são presos
SSP apresenta conclusão da operação iniciada no Vergel do Lago - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

Atualizada às 18h08

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) apresentou na tarde desta segunda-feira (13), o resultado de uma operação de combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídios, mas principalmente voltada para a guerra entre duas facções criminosas em Alagoas, iniciada no dia 1º de fevereiro, no bairro do Vergel do Lago,  em Maceió.

A 'Operação Vergel' contou com o apoio da Inteligência da SSP/AL, de militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Radiopatrulha, 1º BPM, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), além da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), Homicídios, Roubos e Policiais do Tigre. Ao todo, 16 pessoas foram presas, 16 armas de fogo e aproximadamente 20 kg de droga foram apreendidas.

Na mira das polícias Civil e Militar estava o Complexo Virgem dos Pobres I, II e III considerado área mais crítica na parte baixa da capital e ponto principal de medição de força e guerra entre facções criminosas, além da disputa pelo poder do tráfico de entorpecentes, o que tem resultado no aumento de homicídios.

Na coletiva, foram apresentados 13 dos 16 suspeitos. Um dos suspeitos é menor de idade e se encontra detido na Unidade de Internação de Menores (UIM), já outros dois foram liberados pela justiça.

Foram presos: Keila Soares dos Santos, 31; João Victor Maia Lima, 20; Janaína Lacerda de Oliveira, 26; Karine Emanuele Soares Pinheiro, 32; Lucas Cícero da Silva, vulgo "PCC Clima Bom", 20; Cynthya dos Santos Oliveira Vieira, 22; Eduardo Henrique Rodrigues dos Santos, 19; Velton Vicente Dias Ferreira, vulgo "Peixe", 18; Fábio da Silva, vulgo "Fabinho", 36; e Nilson Diógenes Mendes da Silva, vulgo "Mago", 24.

Outros quatro reeducandos comandavam as duas organizações criminosas de dentro do Sistema Prisional. Eles foram identifcados como: José Claudio Ricce, vulgo "Ratão", 40; Jorge dos Santos Calheiros, vulgo "Jorginho", 34; Welton John Santos de Mendonça, vulgo "Ton Ton", 31; e Anderson Batista dos Santos, 25.

De acordo com o delegado Gustavo Henrique, titular da DRN, uma das organizações criminosas era liderada por Michael Fabrício Mendes dos Santos, vulgo "Paulista". O suspeito entrou em confronto com a polícia e veio a óbito. Já a outra organização era comandada pelo reeducando "Ratão". O "braço direito" de "Paulista", identificado como Arthur Macha, também veio a óbito após resistir à prisão e entrar em confronto com os PMs.

Em decorrência da guerra pelo tráfico de drogas, cinco homicídios foram registrados na região, além da queima de dois coletivos no Virgem dos Pobres. As queimas dos ônibus deu-se em decorrência da execução de "Paulista".

A operação ainda está em andamento com o objetivo de localizar outros seis suspeitos, considerados foragidos da justiça. Quem tiver informação sobre os foragidos, podem denunciar diretamente pelo Disque-Denúncia 181. O anonimato é garantido.