Geral

CBTU apaga grafite de “Os Gêmeos” em VLT de Maceió e internautas reclamam

Reação dos internautas foi imediata; CBTU informou que VLT sofreu ação de vândalos e precisou ser restaurado

Por 7 Segundos com Giulianna Albuquerque 14/02/2017 18h06
CBTU apaga grafite de “Os Gêmeos” em VLT de Maceió e internautas reclamam
VLT de Maceió - Foto: Divulgação/ Internet

Um dos vagões do VLT grafitado por artistas do Projeto Wholetrain, em julho de 2015, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió, foi removido nesta semana. A ação da Companhia gerou revolta nas redes sociais, onde internautas expressaram tristeza e indigação, na última segunda-feira (13). 

"Apagando a arte de artistas renomados internacionalmente. Achando que não precisam dar explicações sobre isso. Que feio, CBTU" [sic], indagou uma internauta na rede social da CBTU. Outra jovem comparou a atitude da CBTU com a do atual prefeito de São Paulo, João Doria, que retirou todos os grafites na cidade. "Tão apagando tudo. Aqui é Maceió, não São Paulo. Vamos fazer barulho. Justifiquem-se @cbtu.maceio [sic]". 

Após quase 24h de reclamações e questionamentos, a assessoria de comunicação da CBTU divulgou uma nota à imprensa para esclarecer o motivo da remoção das artes. 

A CBTU informou que, infelizmente, os trens e VLT's sofrem ações de vandalismo, sendo muito deles apedrejados. Outro fator que tem depreciado os VLT's são as colisões que acabam destruindo e obrigando a CBTU substituir algumas peças das composições. Diante da situação, os VLT's grafitados foram ficando desconfigurados e por esse motivo houve a remoção das artes.

A assessoria da CBTU também informou que os grafites em outros seis vagões não serão apagados e pediu apoio da população para denunciar qualquer ato de vandalismo e preservar as pinturas nos vagões. 

Confira a nota na íntegra: 

Gostaríamos de esclarecer que não estamos simplesmente apagando os grafites dos VLT's. Infelizmente, quase que diariamente nossos trens e VLT's sofrem ações de vandalismo, muitos são apedrejados (em apenas uma viagem, 07 janelas já foram destruídas de 01 único VLT). Outro fator que tem depreciado os VLT's são as colisões que acabam destruindo e nos obrigando a substituir algumas peças das composições.

Diante dessa lamentável situação, os VLT's grafitados foram ficando desconfigurados e por esse motivo tivemos que retirar as artes da qual tanto nos esforçamos para trazer e embelezar nossas composições.

Gostaríamos de lembrar que os grafites nas demais composições (01 VLT e 07 carros de passageiros - vagões) não serão apagados, porém, é de suma importância que todos os amantes da arte nos trens se conscientizem que a depredação dos mesmos dificulta a preservação dos grafites.

A CBTU Maceió apoia todo e qualquer tipo de manifestação artística e continuaremos sempre trazendo cultura e arte para todos que de alguma forma fazem parte da ferrovia.