Capital

Processo pioneiro garantirá coleta seletiva domiciliar em Maceió

Por Ascom Slum 15/02/2017 08h08
Processo pioneiro garantirá coleta seletiva domiciliar em Maceió
Coleta seletiva na capital alagoana passará a acontecer de forma profissional - Foto: Slum

A coleta seletiva na capital alagoana passará a acontecer de forma profissional, ágil e técnica nos próximos meses. Através de uma ação pioneira, o serviço será prestado pelas cooperativas que serão contratadas pela Prefeitura de Maceió. O processo está sendo viabilizado por meio de uma chamada pública, cujo edital foi lançado no dia 1º de fevereiro. As cooperativas têm até o próximo dia 23 para realizar o cadastro e entregar os devidos documentos.

Após a fase inicial, no dia 06 de março, acontecerá uma sessão pública para conferência dos documentos e no dia 10, serão divulgadas as cooperativas aprovadas. Com a contratação, as cooperativas terão uma receita própria, fazendo com que seus cooperados recebam um salário pelo serviço prestado.

O objetivo da Prefeitura é estender para a casa dos maceioenses o trabalho que já é feito nos grandes empreendimentos. A previsão é que neste primeiro ano, sejam atendidas 16 mil unidades habitacionais entre as áreas abrangidas.

Paralelamente aos trâmites burocráticos, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), junto com as cooperativas, iniciou o cadastro porta a porta dos cidadãos que vão ser doadores de materiais recicláveis. Os interessados em colaborar com a coleta têm novas formas de se cadastrar: pelo Disque Limpeza 0800 082 2600.

Para o superintendente da Slum, David Maia, este processo é um marco para a cidade. “A Prefeitura vai garantir que a coleta seletiva ocorra de forma adequada e profissional, aproximando o trabalho das cooperativas, que é uma orientação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, precisamos, também, contar com o apoio de toda a população”, ressalta Maia.

O projeto também prevê a criação de Pontos de Entrega Voluntária, como os que já existem em três pontos estratégicos da cidade, sendo uma na Praça da Faculdade, uma na Avenida Paulo Holanda, em frente ao Hospital Universitário, e a terceira na orla de Pajuçara.

As estações são contêineres que dispõem de espaços para a entrega de materiais recicláveis, que, após a doação feita pela população, são coletados e destinados adequadamente para a reciclagem. A Prefeitura trabalha para ampliar o projeto e levar as estações para outras localidades estratégicas.