Educação

Atividades da festa carnavalesca da Ufal serão concentradas no hall da Reitoria

Desfile em Jaraguá será na noite de sexta-feira (17) com o tradicional Bloco Filhinhos da Mamãe

Por Ascom Ufal 16/02/2017 10h10
Atividades da festa carnavalesca da Ufal serão concentradas no hall da Reitoria
Exposição de estandartes de tradicionais blocos alagoanos - Foto: Assessoria

Tudo pronto para o “esquente” da festa carnavalesca intitulada Somos todos Ufal, promovida pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), na sexta-feira (17). As atividades que antecedem ao desfile, à noite, transcorrerão durante os dois horários no Campus A. C. Simões e proporcionarão à comunidade universitária oficina de frevo, exposição de estandarte e distribuição de máscaras, tornando o hall do prédio da Reitoria um espaço identificado com o clima de prévia carnavalesca de Maceió.

Segundo a comissão organizadora, o esquente tem, também, um mote politizado, já que a proposta é realizar a diversão sem esquecer das pautas que mobilizam a comunidade universitária, como a defesa da democracia, dos direitos sociais, contras as opressões em defesa da universidade pública estatal e gratuita. Para começar, haverá distribuição de máscaras e material de orientação aos motoristas na entrada principal da Ufal, ação organizada pelo Detran.

A partir das 10h haverá oficina de cartazes coordenada pela Professora Andrea Pacheco (FSSO) e oficina de frevo coordenada pelo prof. de frevo Edson da Silva Santos e estudante da Ufal. A comissão disponibilizará material para os participantes da oficina de cartazes. Já a oficina de Frevo é para iniciantes e os participantes deverão ir com roupas leves para atividade física e a sua sombrinha de frevo, sem esquecer da garrafinha com água.

Ainda constam da programação diurna lançamento da marchinha, distribuição de folders com orientações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Lei Seca e uma Roda de Conversa na Reitoria sobre "Mulher e carnaval: meu corpo, minhas regras". Ao meio dia, os foliões seguirão pelo canteiro central do campus A.C. Simões até o Restaurante Universitário onde nesse horário se concentra um grande número de estudantes para almoço. Haverá distribuição de camisinhas masculinas e femininas, além, da exposição de oficinas de cartazes.

Às 13h30 o bloco seguirá para o CIC quando integrará as atividades de inauguração da sala do NAC (Nucelo de acessibilidade). Através da Proest, o NAC possibilitará um melhor atendimento à comunidade universitária, gestores, nos processos de orientação e acompanhamento das pessoas com deficiência. Às 14h30 o bloco segue para o hall da reitoria, onde acontecerá o encerramento.

As atividades programadas têm como finalidade convocar à comunidade universitária para o desfile à noite, quando a ala da Ufal sairá em Jaraguá dentro do tradicional bloco Filhinhos da Mamãe, que elegeu para o carnaval de 2017 o tema Alagoas Libertada. A concentração para o desfile tem como local o Museu Théo Brandão, a partir das 20h.

O cortejo Alagoas Libertada contará com um estandarte especial, confeccionado pelo artista Suel, com a homenagem a Romeu; já a ala Somos Todos Ufal terá um estandarte confeccionado pelo artista aposentado da Ufal, Gil. A folia no bloco Filhinhos da Mamãe conta com a participação do grupo Transart, Batuque Yá e Orquestra Filarmônica Santa Cecília e do Boi Dragão, além do já consagrado concurso Pedro Tarzan, que escolhe a melhor fantasia da noite.

O Ufal na Folia, tem como promoção a gestão da Ufal, através da CQVT/Progep em parceria com as entidades representativas dos segmentos que aderiram ao chamado de colaboração: Sintufal e Atufal.

Como estratégia de divulgação do bloco, espaços estratégicos, como o Restaurante Universitário (RU) , serão visitados pela comissão. Mais informações sobre a festa carnavalesca pelos telefones: 3214 -1136 e 98896 - 6829 ( Rosineide ou Thaise).