Capital

Governo de Alagoas passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo

Intuito da Rede é disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo

Por 7 Segundos com Ascom Secti 20/02/2017 14h02
Governo de Alagoas passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo
Governo de Alagoas passa a integrar Rede Global de Empreendedorismo - Foto: Secti

Visando transformar Alagoas em uma referência no tema de desenvolvimento do ecossistema empreendedor, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) passou a integrar, a partir da 6ª reunião, a Rede Global de Empreendedorismo (RGE), que une instituições de ensino, empreendedores locais e órgãos governamentais.

As atividades da rede Global de Empreendedorismo foram iniciadas em outubro de 2016, a RGE em Maceió, através de um trabalho em conjunto com a participação de especialistas de diversas áreas, já identificou algumas questões a serem solucionadas no cenário de empreendedorismo local, como por exemplo, o desconhecimento dos empreendedores em relação ao mercado; a falta de conexão entre a academia e o mercado e a falta de qualificação empreendedora no ensino médio.

A ideia desse trabalho é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam convidadas a empreender e encontrar condições favoráveis para os seus negócios prosperarem.

Para a Superintendente da Secti, Sônia Oliveira, “o trabalho em rede pode contribuir muito na definição de estratégias conjuntas, através da colaboração mútua entre empreendimentos e instituições públicas e privadas, no intuito de promover maior integração e resultados entre as diversas esferas da sociedade. A RGE em Maceió, através de suas ações poderá contribuir no fortalecimento do empreendedorismo existente e na geração negócios a partir engajamento de instituições e pessoas com objetivos coletivos”.

O líder da RGE em Maceió, Gabriel Lumba, ressaltou a importância do envolvimento do Governo do Estado nesse trabalho. “A participação do Governo é crucial, pois ele é um parceiro motor que tornará possível a efetivação de muitas dessas ações. Cada setor já vinha realizando um trabalho individual voltado para a área de empreendedorismo, mas é importante firmar um trabalho conjunto entre a academia, mercado, sociedade e governo. É crucial para a definição de um direcionamento bem definido de ações, identificação de problemas e ações que devemos ser tomadas”, disse Gabriel.

A Rede Global

A Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é uma organização mundial, fundada em 2007, na Inglaterra, com o intuito de disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo. Desde 2008, o movimento é liderado no Brasil pela Endeavor, organização sem fins lucrativos, que atua há 15 anos no país pelo fomento do empreendedorismo.