Alagoas

Reintrodução: MPE/AL oficializa entrega de Plano de Ação do Mutum-de-Alagoas

Por MPE/AL 23/02/2017 14h02
Reintrodução: MPE/AL oficializa entrega de Plano de Ação do Mutum-de-Alagoas
Projeto em cativeiro permitiu a reprodução da espécie, que hoje conta com mais de 200 exemplares da ave. - Foto: Parque das Aves

Ameaçado de extinção até pouco tempo atrás, o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) está muito próximo de voltar ao seu habitat original. Comprometido com a reintrodução da ave, o Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) oficializou, nesta quarta-feira (22), a entrega do “Plano de Ação Estadual (PAE) do Mutum-de-Alagoas” à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Veja como cativeiros foram utilizados para reintroduzir o Mutum-de-Alagoas na Mata Atlântica

O plano tem como objetivo assegurar permanentemente a manutenção das populações em liberdade de Pauxi mitu e propiciar a reintrodução da espécie nos remanescentes florestais dentro de sua provável área de distribuição original. Caberá ao Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA) coordenar o PAE Mutum-de-Alagoas.

“Caso aprovado pelo SEMARH, o grupo gestor do plano designará um grupo assessor para acompanhar a implementação e realizar monitoria do PAE Mutum-de-Alagoas. Eles ficarão responsáveis por elaborar quatro protocolos: educação ambiental, fiscalização e reintrodução de Pauxi mitu e prevenção contra incêndios florestais”, explica o promotor de Justiça Alberto Fonseca.

O documento é fruto do trabalho coletivo que, além do MPE/AL e do IPMA, teve como protagonistas entidades do poder público e da iniciativa privada, como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Instituto SOS Catinga, Usina Leão e Batalhão de Polícia Ambiental. A Federação das Indústrias do Estado do Alagoas também participou da reunião realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça ontem.