Capital

Homenagem à mulher: alagoano fotografa asiáticas e obra é aberta ao público em Maceió

Por 7 Segundos 09/03/2017 11h11
Homenagem à mulher: alagoano fotografa asiáticas e obra é aberta ao público em Maceió
Fotógrafo registra momentos de asiáticas em viagem pelo continente - Foto: Thiago Laion

Uma viagem à Ásia. Um olhar sobre o mundo e vários registros sobre a diversidade das mulheres. Assim, o fotógrafo alagoano,  Thiago Laion, registrou as diferentes faces femininas pelo continente asiático, em um projeto denominado "De Boas", que resultou em um trabalho bastante expressivo, como o próprio tema é denominado - "As expressivas: uma imersão no mundo das mulheres asiáticas", que está em exposição desde a última terça-feira (9), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas,localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. O público poderá apreciar as obras até o dia 27 de março. 

O fotógrafo e também publicitário explica o perfil das mulheres fotografadas: são artesãs, pescadoras, ciganas, musicistas, "sofridas e guerreiras", denominadas por ele, que ressaltou a semelhança das asiáticas com as mulheres alagoanas. 

"São artesãs, pescadoras, mulheres trabalhadoras, sofridas, guerreiras e que mostram no olhar todo esse trabalho. Eu percebi, que mesmo tão distante da gente, do outro lado do mundo, elas se parecem muito conosco e com as nossas mulheres. Isso me encanta e me faz cada vez ter um sentimento mais forte com relação a todas elas", expõe.

Segundo o autor das fotografias, a ideia foi trazer a exposição no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.  

"A ideia surgiu através de um projeto. Fiz uma viagem pelo sudeste asiático e as mulheres foram a forma que eu encontrei de traduzir o meu sentimento pela viagem, de tudo o que eu vivenciei, e elas trouxeram no olhar, na forma de se expressar, de se comunicar comigo esse sentimento", finaliza. 

A exposição segue até o dia 27 de março. O Misa, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está aberto para visitação de terça à sexta-feira, 8h às 17h, sábados e feriados, das 9h às 14h. Agendamento de visita em grupo ou mais informações sobre o Museu podem ser solicitados pelo telefone 3315-7882.

Sobre o artista

Thiago Leão Nobre, conhecido por Thiago Laion, é fotógrafo e produtor de vídeo nascido em Maceió. Formado em publicidade e pós-graduado em Motion Graphics, o alagoano morou em São Paulo durante 6 anos e foi no ano de 2015 que decidiu sair numa expedição fotográfica pelo mundo.