Trânsito

Aplicativo da SMTT facilita vida de usuários

Por 7 Segundos com Ascom SMTT 09/03/2017 16h04
Aplicativo da SMTT facilita vida de usuários
Usuários do transporte público têm mais opções de programar as viagens de ônibus urbanos, intermunicipais, interestaduais e de VLT - Foto: SMTT

Usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) podem conferir informações sobre os ônibus urbanos no aplicativo Moovit, desde fevereiro. É o que informa A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió.

O aplicativo está disponível e gratuito para iPhone, Android e via web app. A ferramenta já ultrapassou mais de 23 mil downloads em Maceió, se destaca por facilitar o planejamento de percursos e dar acesso às informações dos transportes disponíveis para se locomover de um ponto a outro.

Outra importante função é a possibilidade do cidadão participar da construção do sistema por meio do envio de fotos de paradas de ônibus, o que facilita a visualização e identificação do local por parte de quem não conhece o local. “Pelo aplicativo, o usuário também visualiza o quadro de horário das linhas atualizado e é notificado quando há mudanças temporárias ou permanentes na programação”, destaca a assessora técnica de Transportes da SMTT, Paula Isanelle.

Quem utilizar o Moovit em dispositivos móveis, ao permitir que a ferramenta acesse a localização em tempo real, poderá acompanhar o trajeto, sendo ilustrado o momento de descida do ônibus, por exemplo. “O próximo passo para o aplicativo é a inserção das opções de integração temporal para o usuário ter ainda mais conhecimento das opções gratuitas de locomoção”, adianta Isanelle.

No Moovit, os usuários já possuem acesso também às informações sobre linhas intermunicipais e trens da CBTU, podendo utilizá-las juntamente com os dados sobre ônibus urbanos para programar melhor viagens.

“Na prática, o novo aplicativo oferece condições para que o usuário pegue, por exemplo, um ônibus coletivo e se direcione para o termininal rodoviário intermunicipal e interestadual ou até mesmo para uma estação do VLT com a programação já em mãos”, explica Paula Isanelle.