Saúde

AL: falta de medicamentos interrompe tratamento de pacientes com câncer

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 10/03/2017 19h07
AL: falta de medicamentos interrompe tratamento de pacientes com câncer
Paciente enfrenta luta pelo câncer e não dispõe de tratamento - Foto: Reprodução/ Vídeo

Há semanas, o Hospital Universitário (HU), em Maceió, suspendeu o tratamento de quimioterapia para pacientes com câncer em Alagoas.Representantes de pacientes do HU estiveram na Câmara de Vereadores para cobrar o doxorrubicina, um antibiótico amplamente utilizado na quimioterapia e socorro. A TV Ponta Verde, afiliada ao SBT, acompanhou de perto o caso.

A vereadora Tereza Nelma (PSDB) que superou o tratamento contra o câncer, a situação em Maceió é considerada grave. Ela afirma que no Centro de Atendimento Oncológico do HU, a assistência aos pacientes foi suspensa por falta de medicamentos. "Eles suspenderam a quimioterapia para os pacientes oncológicos devido a falta de medicamentos eu fiquei indignada. Pois quando eles se habilitam para ser um Centro de Atendimento ao Câncer, eles têm condições para e porque não mantém essa questão de vida?" indagou.

Uma das pacientes do HU, a paciente Lívia Moura, mãe de dois filhos menores, precisa continuar o tratamento contra o linfoma - câncer que atinge o sistema linfático -, ela esteve na Câmara para pedir apoio. "Eu posso esperar o tempo que for preciso, mas a doença não sei dizer ao certo. Eu chego no hospital e eles dizem que não têm previsão e me mandam de volta para casa", afirmou Lívia.

O pai de Lívia, Marcos França, confirmou que mais 14 pacientes do HU vivem o mesmo drama de sua filha. "Eu apelo para que realmente chegue medicação, não somente para minha filha, mas para todos os pacientes", informou.

O Portal 7 Segundos tentou entrar com contato com a assesoria de comunicação do HU e não conseguiu.