Capital

Rede de supermercados em Alagoas emite nota sobre fiscalização do Procon

Por 7 Segundos 23/03/2017 12h12
Rede de supermercados em Alagoas emite nota sobre fiscalização do Procon
Supermercado havia sido notificado por exposição de produto vencido - Foto: Reprodução/ Internet

Em virtude da Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal no Sul do país, agentes de Fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Alagoas, divulgou na última segunda-feira (20) que encontrou produtos de frango estragados no Supermercado GBarbosa, localizado no Benedito Bentes, em Maceió. No entanto, em nota divulgada nas redes sociais, o Procon informou que a divulgação foi equivocada e que os materiais já haviam sido recolhidos antes da chegada da fiscalização. 

"O Procon Alagoas informa que o caso do LOTE 1010, da marca SADIA, encontrado no supermercado G BARBOSA PÁTIO ontem (20) já havia sido recolhido pela empresa antes da chegada dos agentes e não estava exposto para consumo, como deu a entender na matéria publicada anteriormente. O setor de fiscalização do órgão reconhece o erro ao informar o caso de maneira equivocada e pede desculpas aos consumidores pelo ocorrido". 

O supermercado também enviou nota, por meio de assessoria de imprensa, explicando o ocorrido. 

Em linha com o compromisso de manter a excelência na qualidade de serviço, na relação com as comunidades e clientes e no compromisso com seus colaboradores, a Cencosud Brasil e a rede GBarbosa informam que exigiu esclarecimento a fabricantes e fornecedores envolvidos nas denúncias da operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A companhia prioriza a qualidade e a segurança na comercialização de alimentos vendidos em todas as bandeiras de sua rede.  
 
Sobre a nota publicada pela assessoria de imprensa do PROCON-AL, o grupo informa ainda que recolheu dos salões de vendas de suas lojas, por prevenção, os produtos cujos códigos do Serviço de Inspeção Federal (SIF) pudessem indicar problemas, e está aguardando uma posição dos fornecedores e autoridades competentes. Nossa equipe de segurança alimentar é treinada para atuar no recebimento de produtos perecíveis, no qual são analisados com objetivo de verificar o frescor e a qualidade, mantendo a confiança dos clientes nos alimentos oferecidos em nossas lojas.  Além das condições do transporte, são realizadas: análise sensorial dos alimentos (cor, odor, textura); verificação da embalagem: Integridade e informações legais legíveis (rotulagem); data de validade / shelf life e temperatura dos produtos. Se houver divergência de qualquer parâmetro analisado (temperatura, validade, rotulagem ou análise sensorial), a carga não é aceita em nossas lojas e centros de distribuição.
 
As adulterações dos produtos listadas pela PF requerem análises laboratoriais microbiológicas ou físico-químicas. Ao contrário do que afirma a nota do PROCON, não havia em nossas dependências nenhum produto estragado, fora de validade ou impróprio para consumo. Em visita a loja GBarbosa, o fiscal do PROCON elogiou a iniciativa da empresa e a medida preventiva aplicada por nossa equipe, que tem como objetivo a segurança e o bem-estar dos nossos clientes e consumidores.
 
A Cencosud Brasil trabalha continuamente desenvolvendo o Programa de Certificação de Fornecedores, o que inclui a aplicação de uma política que acentue cada vez mais o controle de qualidade dos produtos que comercializa. Nesse sentido, a operação Carne Fraca reforça a importância de seguirmos avançando em um conjunto de ações que visam reforçar a segurança dos nossos clientes.
 
A Cencosud Brasil e a rede GBarbosa respeitam o trabalho mantido pelo setor no país, que se tornou o maior exportador de carne bovina do mundo, seguindo normas rígidas e padrões nacionais e internacionais de segurança para a produção e comercialização da carne, com auditoria de órgãos brasileiros responsáveis e também das autoridades sanitárias dos países que importam a carne bovina do país. A Cencosud repudia a adoção de práticas que não condizem com a garantia de qualidade do produto nacional.