Litoral

Resgate: Corpo de Bombeiros promove minicurso para surfistas na Praia do Francês

Por 7 Segundos 08/04/2017 10h10
Resgate: Corpo de Bombeiros promove minicurso para surfistas na Praia do Francês
Aula para orientar surfistas na hora de salvar vítimas de afogamento - Foto: Assessoria Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas promove na manhã deste sábado (8) a 2ª edição do minicurso "Surf-salva" para ensinar surfistas a maneira correta de resgatar vítimas de afogamento. O curso é gratuito e ocorre próximo ao posto do CB na Praia do Francês, Litoral Sul de Alagoas. 

O minicurso ocorre desde às 8h de hoje e vai até meio dia. De acordo o major, Bruno Vieira, também comandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), o intuito é tornar os surfistas parceiros da corporação, visto que, na maioria dos afogamentos, os amantes do surf são os que estão mais próximos das vítimas. 

"Esse treinamento é importante, na medida que o surfista é a pessoa que está mais próxima do afogado. Ele pode realizar o socorro e chamar o serviço de emergência para o transporte da vítima. Além disso, o objetivo é fazer a aproximação do CB com os surfistas e estreitar a relação. Quanto antes dá o suporte a vítima, mais chances ela tem de sobreviver", explica o comandante. 

No total, participam 45 surfistas. A princípio, o número de vagas era de 30, mas segundo o CB, devido a busca, acrescentou-se mais 15 vagas. 

O conteúdo apresentado foi a  introdução ao salvamento; equipe GV e surfista; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; suporte básico de vida, entre outras de grande importância para a realização de um salvamento adequado e seguro.

A primeira edição ocorreu na praia da Jatiúca, em Maceió, onde teve 30 participantes. A 2ª edição acontece a pedido deles e a praia do Francês foi a escolhida devido ao número alto de surfistas que frequentam o local.