Capital

Defesa Civil alerta para ocorrência de chuvas intensas nesta semana em Maceió

Por Redação com assessoria 11/04/2017 14h02
Defesa Civil alerta para ocorrência de chuvas intensas nesta semana em Maceió
Dinário Lemos - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Com o início da quadra chuvosa, o volume de águas pluviais em Maceió deve ser maior e, nos próximos dias, a tendência é que a chuva seja registrada com certa intensidade. A informação é da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, órgão integrado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que divulgou hoje (11) a previsão do tempo para quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de abril.

Secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos informa que a previsão é baseada nos dados da Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh). Ele explica que, apesar da estimativa de chuva mais intensa, o volume é consideravelmente normal para o período em decorrência da quadra chuvosa. Dinário também reforça que a Defesa Civil permanece monitorando as áreas de risco e conta que os órgãos municipais estão mobilizados para agir em casos de emergência.

“Há quatro anos realizamos a Operação Inverno, que antecede a quadra chuvosa, para reduzir os riscos nos dias em que o volume de água pluvial é maior. De forma integrada, a Prefeitura realiza limpeza em galerias, riachos, desobstruindo a passagem da água para facilitar o escoamento. Agora, com a previsão, permaneceremos com o trabalho integrado para atender a população nos casos de emergência”, afirma o secretário-adjunto.

Sobre a previsão, a coordenadora de monitoramento e avaliação social da Defesa Civil, Joana Borba, explica que até amanhã (12) Maceió deve registrar chuva de nível fraco, com pancadas de vento. Já para quinta-feira (13), a informação é de que o volume de água pluvial é de moderado a forte, o que leva a Defesa Civil a alertar a população das áreas de risco. Apesar da previsão, Joana ressalta que o quantitativo está dentro da normalidade.

Segundo a coordenadora, o volume de chuva previsto para o mês de abril é de 268 milímetros durante os 30 dias. Até ontem (10), as informações dos 14 pluviômetros instalados em regiões estratégicas da capital apontam 43 milímetros de chuva nestes dez primeiros dias do mês.

Monitoramento

A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil. O órgão vinculado à Semds está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta Dinário Lemos, quem se sentir ameaçado deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.

Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.