Política

Câmara define comissão que irá investigar suposto cartel de combustíveis em Maceió

Formada por sete parlamentares, CEI será presidida pelo propositor da investigação, Zé Márcio Filho

Por Redação com assessoria 20/04/2017 18h06
Câmara define comissão que irá investigar suposto cartel de combustíveis em Maceió
Câmara Municipal de Maceió se reuniu para definir CEI - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió definiu, em sessão ordinária desta quinta-feira (20), os sete membros que passam a compor a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai investigar a grande diferença de preço da gasolina que é cobrado em Maceió em relação a outras cidades alagoanas e estados vizinhos como Pernambuco e Sergipe. A CEI será presidida pelo vereador e propositor da comissão, Zé Márcio Filho (PSDB). Além dele, Silvânio Barbosa (PMDB), será o relator e os demais membros são Samyr Malta (PSDC), Francisco Sales (PPL), Luciano Marinho (PTN), Silvânia Barbosa (PRB) e Antônio Hollanda (PMDB).

De acordo com o que determina o Regimento Interno da Casa, uma CEI tem prazo determinado de 60 dias para ser concluída, podendo ser prorrogada por igual período. Com 18 assinaturas, o requerimento foi protocolado por Zé Márcio Filho na quarta-feira (19), aprovado nesta quinta-feira no Plenário da Casa e, com isso, a comissão será instaurada na sessão ordinária da próxima terça-feira (25).

“O objetivo da CEI não é prejudicar os donos de postos de combustíveis de Maceió. Mas, sim, entender o porquê da diferença acentuada dos preços de combustíveis cobrados aqui na capital alagoana comparados a cidades como São Miguel e Arapiraca. No nosso município, o litro da gasolina chega a R$ 4,00, e naquelas cidades do interior se cobra até R$ 0,40 a menos. Além disso, outras capitais do Nordeste, como Recife e Aracaju, o preço também é abaixo de Maceió, e isso precisa de uma explicação. Nós vamos trabalhar para que haja redução no valor do litro da gasolina. O que não dá é para continuarmos com essa discrepância”, declarou.

Da Tribuna da Casa, o presidente Kelmann Vieira (PSDB) parabenizou a iniciativa de Zé Márcio e lembrou a responsabilidade que a Câmara tem de levantar a discussão e de achar uma saída para que a gasolina em Maceió deixe de ser tão cara aos consumidores como acontece atualmente.

“Parabenizo o propositor ao tempo que vejo a enorme responsabilidade desta Casa a partir da criação da CEI. Quero dizer aos membros da comissão que trabalhem para tirar essa dúvida que existe na população alagoana que é obrigada a pagar valor mais caro que em outros estados e outros lugares de Alagoas. Sei que essa comissão será exitosa e tenho certeza de que a sociedade maceioense irá conviver com o preço do combustível que seja plausível com o resto do Nordeste e com nossa realidade”, disse Kelmann Vieira.

Quem também demonstrou apoio à iniciativa de Zé Márcio Filho foi o vereador Samyr Malta. “Gosto de consultar pessoas mais experientes e ouvi o nobre vereador Ronaldo Luz (PMDB), que argumentou se não seria mais prudente, antes de instalarmos a CEI, fazermos uma audiência pública, por exemplo. Mas, conversando mais uma vez com o colega Zé Márcio estou convencido de que a CEI será um caminho para esclarecermos os questionamentos quanto ao preço do combustível em Maceió ser mais caro que em outras cidades”, avaliou Malta.

Também membro da CEI, o vereador Francisco Sales falou sobre a necessidade se tirar a limpo por que a gasolina em Maceió anda tão cara, quando comparada a outros lugares. Ele classificou de absurdo o preço da gasolina praticado pelos postos da capital.

“O preço do combustível em Maceió é um verdadeiro abuso contra o consumidor. Volto a dizer que esse abuso se reflete também no impedimento do Procon, estabelecido pela Justiça, em fiscalizar esse setor. Os postos em Alagoas, particularmente na capital, cobram o preço que querem e não há órgão que controle valores e qualidade do combustível que é colocado nos nossos carros. Isso não pode acontecer mais. A Câmara de Maceió mostra que está trabalhando e fazendo o que as pessoas precisam, que é defender o consumidor”, argumentou Francisco Sales. 

Relator da CEI, Silvânio Barbosa destacou o equilíbrio da Casa e da prestação de serviços feitos pela Câmara, principalmente nos últimos dias. “É grande a responsabilidade da Casa que, nas últimas semanas, tem feito proposições uma atrás da outra e tem sido aplaudida pela população porque a sociedade tem acompanhado passo a passo sobre o que temos pautado, que são projetos de lei de interesse coletivo, para pessoas de todas as classes”, disse Barbosa.