Saúde

Em crise, Hospital Portugal Ramalho tem dificuldades para remarcar consultas

Por Laíse Teixeira com TV Ponta Verde e Assessoria 01/05/2017 11h11
Em crise, Hospital Portugal Ramalho tem dificuldades para remarcar consultas
Hospital Escola Portugal Ramalho - Foto: Divulgação

A informação de que o único hospital psiquiátrico de Alagoas será fechado e está com dificuldade para remarcação de consultas preocupa os pacientes que precisam de atendimento médico da unidade hospitalar. O Hospital Escola Portugal Ramalho tem mais de 30 anos de existência e muitos usuários estão preocupados como ficará o atendimento.

Segundo Marcos Pitombeira, paciente da unidade de saúde, o hospital só tem prestado assistência médica com o plantonista. “Sempre procurei o Portugal Ramalho para me tratar e eles alegam que não tem médicos para atender e só existe o plantonista, que só dá os medicamentos para poucos dias”, disse Pitombeira.

Outro que precisa de atendimento é o aposentado José Dimas Tenório. “A cada quatro meses eu preciso de retorno médico para acompanhar meu tratamento, mas a assistência social do hospital relatou para todos os pacientes que não tem mais agenda para este ano. Estou me sentindo abandonado”, declarou o aposentado.

Segundo o diretor do hospital, Audenis Peixoto, há uma questão na unidade devido ao número de médicos que se aposentaram. “Nós temos um número baixo de médicos e as consultas estão sendo marcadas com uma distância muito grande e nós não temos condições de ter novos pacientes e nem a garantia de retorno em tempo menor”, falou Peixoto.

Desde 2010 há um projeto que visa transformar o Hospital Portugal Ramalho em um hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Ciências Médicas de Alagoas, a Uncisal. Em 2015, o governador Renan Filho anunciou a decisão.
O fechamento da unidade está previsto para este ano, mas não tem data marcada. A partir de então, os pacientes passarão a ser atendidos pelos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS) que são de responsabilidade do município.

 Maceió tem seis unidades de CAPS, com atendimento médico de urgência e sem internação, sendo que duas estão se adequando para funcionar 24 horas e receber os usuários do Portugal Ramalho.

A coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Tereza Tenório, diz que o município aguarda do governo uma lista com os nomes dos pacientes. “Estamos aguardando esse material para começarmos as transferências. Precisamos identificar o território dos pacientes para poder inseri-los na rede de atendimento”, informou a coordenadora.

Segundo informações apuradas pelo 7 Segundos, as marcações de consultas do Hospital Portugal Ramalho serão realizadas até outubro.Depois disto, de acordo com a fonte, não se sabe quais as medidas que serão tomadas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o projeto, que visa transformar o Portugal Ramalho em um hospital maior, será executado em longo prazo e serão incluídas outras especialidades médicas.