Capital

Moradores de grota denunciam Prefeitura à Defensoria Pública

População afirma que convive com esgotos a céu aberto, doenças e mortes

Por 7 Segundos 03/05/2017 05h05
Moradores de grota denunciam Prefeitura à Defensoria Pública
Defensoria Pública de Alagoas - Foto: Divulgação / Internet

Uma ação da Defensoria Pública Estadual deve obrigar a Prefeitura de Maceió fazer obras de infraestrutura na Grota do Ipanema, também conhecida por Grota do Macaco, localizada por trás do Shopping Miramar, no bairro do Barro Duro, em Maceió.

Na comunidade, cerca de 250 famílias têm cobrado – sem que haja uma iniciativa do Poder Executivo – a solução para os diversos problemas no local, a exemplo da falta de saneamento básico que tem provocado que dejetos das fossas das casas escorram pelas ruas esburacadas provocando doenças em crianças e idosos e a proliferação de roedores e insetos.

Revoltados com o abandono na Grota um grupo de moradores denunciou a situação ao defensor Fabrício Leão Souto, do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública.

Os lideres da comunidade apresentaram ao defensor vários vídeos e fotos que compravam a exclusão onde vivem. Eles relataram que quando chove a água invade as casas e as barreiras deslizam. Os moradores confirmaram a morte de um homem e um aborto de uma mulher. As residências deles teriam sido atingidas pela queda de uma barreira.

Outro flagrante da localidade é a falta de atendimento médico de quem mora na Grota do Ipanema. Eles relataram que não são atendidos por nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS), do município, impedindo de terem direito a tratamento público nas unidade de saúde.