Agricultura

Agricultores do Agreste realizam sonho da alfabetização

Por Agência Alagoas 05/05/2017 19h07
Agricultores do Agreste realizam sonho da alfabetização
Ao todo, 940 alfabetizandos concluíram o curso do Programa Brasil Alfabetizado/Uma Escola em Cada Esquina - Foto: Agência Alagoas

Maria dos Prazeres Santos e Josiel Paixão tinham um sonho: aprender a ler e escrever. Na quinta-feira (4), esse sonho se tornou realidade, pois ambos fazem parte do grupo de 940 alfabetizandos que concluíram o curso do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)/ Uma Escola em Cada Esquina, coordenado pela 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), no Agreste alagoano. A cerimônia de certificação ocorreu no auditório do Planetário de Arapiraca e contou com diversas apresentações culturais.

Aos 67 anos, Maria dos Prazeres almejava há muito tempo por este momento, visto que, quando criança, não teve a chance de frequentar a escola. A participação em atividades de sua paróquia foram a motivação para encarar os estudos. “Queria muito poder ler a Bíblia e por isso quis fazer o curso. Hoje, temos muito mais facilidade para estudar, a idade não importa, o que importa é querer aprender”, afirma a moradora do povoado Fôlha Miúda, em Girau do Ponciano. Ela garante que vai continuar os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com 30 anos de trabalho nas lavouras de fumo e feijão no povoado Vila São José, em Arapiraca, Josiel teve que vencer a desmotivação que o impedia de frequentar a sala de aula. “Não sabia escrever meu nome; me sentia perdido, mas, também, achava que não podia mais aprender nessa idade. Hoje escrevo o meu nome e é muita felicidade. Não vou mais parar, pois agora sei o valor da educação”, frisa Josiel.

A conquista de ambos também se deve a duas professoras abnegadas: Maria Diva, que alfabetizou Maria dos Prazeres, e Neuza Santos, que lecionou na turma de Josiel. As duas se dizem realizadas pela conquista de seus alunos. “Sou professora há 25 anos, mas esta foi minha primeira vez no PBA. Foi a realização de um sonho, gosto muito de ensinar idosos”, conta Maria Diva. “Meus alunos são agricultores que trabalhavam de dia e, com muito esforço, estudavam à noite.Para mim, é gratificante poder realizar o sonho deles”, complementa Neuza.

Próxima etapa

A gerente da 5ª Gere, Eliete Rocha, informa que dentre os alfabetizandos da região, mais de 80% concluiu o curso. “Tivemos a maior porcentagem de cadastrados em todo o Estado e termos esse aproveitamento é uma satisfação enorme, pois, toda fez que uma pessoa se alfabetiza, ele vai contribuir para a sua comunidade e a sociedade como um todo”, declara.

Wilany Felix, superintendente de Sistema da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), frisa que, após a conclusão, os alfabetizandos devem continuar seus estudos na EJA. “É muito importante que eles não parem e procurem a EJA mais próxima de sua casa, seja em uma escola da rede municipal ou estadual”, orienta. Ela informa ainda que Alagoas já fez adesão à nova etapa do PBA junto ao Ministério da Educação (MEC). “Estamos apenas aguardando a confirmação do MEC em relação ao quantitativo de vagas que será disponibilizado para Alagoas”, adianta.

Marechal

No próximo dia 11, será a vez da 1ª Gere – que abrange a Baixa Maceió e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira – promover a sua certificação do PBA/Escola em Cada Esquina. O evento acontece em Marechal Deodoro.