Meio ambiente

Fim dos lixões começa a ser realidade em Alagoas

Por Assessoria da AMA 08/05/2017 21h09
Fim dos lixões começa a ser realidade em Alagoas
Resultado de um trabalho conjunto entre a AMA, os sete consórcios municipais e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Foto: Assessoria AMA

Resultado de um trabalho conjunto entre a Associação dos Municípios Alagoanos - AMA, os sete consórcios municipais e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a política nacional de resíduos sólidos avança com o anúncio do fim dos lixões em 26 cidades. Um trabalho silencioso dos prefeitos que há anos defendem uma fonte de financiamento para execução das políticas determinadas pela legislação.

Desde que a Lei de Resíduos Sólidos foi implementada, a AMA criou uma assessoria específica para acompanhar a formação de consórcios e oferecer capacitação aos gestores e equipes técnicas. O resultado desse trabalho foi reconhecido nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Estadual que entregou, durante uma solenidade que teve a participação de um representante do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual e do  IMA, os planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos, conhecidos como Pigirs.

Os prefeitos também foram homenageados “ pelo trabalho e a vontade política de colocar um ponto final nos lixões, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas”, como enfatizou o secretário Alexandre Ayres. Ele garantiu que durante o período de atuação na elaboração dos planos intermunicipais, o Governo de Alagoas deu suporte e realizou encontros nos municípios para o planejamento das ações que precisam ser colocadas em prática.

Hugo Wanderley, presidente da AMA, diz que receber os planos  “é uma realização para prefeitos e prefeitas e que todos estão fazendo o possível e o impossível, para executar a política de resíduos nas cidades”. Agora, com apoio da AMA , os consórcios vão para uma nova fase que é a de cumprir as metas estabelecidas no planejamento debatido com prefeituras e sociedade. Wanderley disse aos promotores presentes, Geraldo Majela, José Antônio Malta Marques e Lavínia Fragoso que os prefeitos precisam do Ministério Público como parceiro dos municípios na defesa da definição de fontes de financiamentos. “Acabar os lixões é um desejo de todos nós. Não é uma questão de lei, mas sim uma necessidade social”, finalizou.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão participou do evento para lembrar que 15% das viagens feitas hoje no país são vinculadas ao ecoturismo e acabar com lixões e dar destino certo aos resíduos é o ambiente ideal para que a cidade também promova e ganhe com o turismo.

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Santos  reconheceu o avanço para os municípios alagoanos que é ter os planos prontos e garantiu que, num universo de 5570 municípios, esse trabalho significa sair na frente e demonstrar interesse em contribuir através da sustentabilidade para um meio ambiente melhor.

Representando os consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, Crerssal, Conisul, Corszam e o  Metropolitano , o prefeito de Olho D’Água das Flores, Carlos André dos Anjos disse que agora , a população, geradores de resíduos e comerciantes também precisam ser parceiros do poder público para reduzir a grande quantidade de resíduos nas ruas e promover  sua disposição final. “São anos de luta e trabalho. Sabemos a importância do tratamento correto do lixo para a comunidade e vamos nos empenhar nos processos de educação para cumprir o que nos propomos fazer”, disse o presidente do Cigres.

O prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Roberto , o Cacau, que nos primeiros dias de gestão determinou o fim do lixão ,disse que  dar destino correto aos resíduos sólidos foi uma decisão acertada. No Sertão, em Dois Riachos, o prefeito Ramon Camilo garantiu que o consórcio é a única saída viável e é importante a adesão de todos.

A entrega dos planos na AMA também contou com a presença do Gerente do Setor Público da Caixa Econômica Federal, Sandro Pepe e do diretor-presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes.