Tecnologia

Temendo ataques de hackers, TJ de Alagoas tira site do ar

Por 7 Segundos - Maceió, com Veja Online 12/05/2017 18h06
Temendo ataques de hackers, TJ de Alagoas tira site do ar
Hacker atacam em cerca de 75 países - Foto: Ilustração

O ataque hacker, que teve seu ponto máximo na Europa, mas que derrubou os sistemas de informações de empresas e órgãos públicos em cerca de 75 países, entre eles o Brasil, prejudicou diversas pessoas que tentavam nesta sexta-feira (12) algum tipo de informação.

Diante da situação a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ) retirou do ar o Portal do Poder Judiciário.  

Os técnicos, que receberam orientações da Microsoft, temeram que os hackers também acessassem o sistema da Justiça alagoana.

No Reino Unido, a rede de televisão britânica estatal BBC fala que se trata do maior ataque cibernético a hospitais ingleses já visto até agora. O serviço de saúde pública (NHS, na sigla em inglês) pede que a população apenas vá ao setor de emergência e de acidentes em casos extremamente graves. De acordo com a BBC, os ataques foram identificados em Londres, Manchester e em várias outras cidades inglesas.

Já o jornal português Diário de Notícias informa que a operação criminosa ocorre também em diferentes empresas instaladas no país. Entre elas estariam a PT, o banco Santander e a consultora KPMG. Além disso, conforme o periódico lusitano, outras empresas têm recebido alerta de “software malicioso” que está tentando entrar nas máquinas para exigir, posteriormente, um resgate em bitcoins – uma moeda mundial que não é controlada por nenhum governo.