Meio ambiente

IMA/AL divulga norma técnica referente à balneabilidade das praias

Por Agência Alagoas 22/05/2017 15h03
IMA/AL divulga norma técnica referente à balneabilidade das praias
População deve evitar o banho de mar nos próximos dias - Foto: Arquivo

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou nota, nessa segunda-feira (22), informando que a população deve ficar atenta às condições do mar e evitar o banho nos próximos dias.

O comunicado trata das fortes chuvas que foram registradas nas últimas 24h em Alagoas. Segundo informações do Laboratório, as chuvas podem ter relação com riscos à saúde dos banhistas, uma vez que durante esse período a probabilidade de contaminação pelas águas que lavam as ruas é maior.

Segue abaixo a nota na íntegra:

NOTA TÉCNICA

Considerando-se diversas variáveis intervenientes na balneabilidade das praias durante as fortes chuvas registradas nas 24 horas e sua relação com a possibilidade de riscos à saúde dos frequentadores, recomendamos que seja evitado banho em praias influenciadas pela presença de cursos d’água, principalmente em áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos supostamente contaminados por esgotos, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal, em que há risco de se contrair doenças infecciosas.

Sabe-se ainda que nesse período há indicativo de contaminação por microorganismos nocivos que são levados pelas enxurradas para as praias que podem causar danos à saúde. Com as fortes chuvas a água das ruas escorre de muitos locais para o mar, o que torna os pontos impróprios para banho.