Maceió

[Vídeo] Comerciantes e clientes reclamam de estrutura e falta de limpeza em banheiros públicos

Por 7 Segundos Maceió 23/05/2017 18h06
[Vídeo] Comerciantes e clientes reclamam de estrutura e falta de limpeza em banheiros públicos
Funcionários da Slum retiram excesso de lixo das ruas mas contêineres não são esvaziados - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

Os restos de verduras cruas, raízes e tudo que não foi vendido na feirinha do tabuleiro durante o dia já tem destino certo no fim da tarde: o lixo. Os comerciantes coletam o material e jogam em grandes lixeiros que se acumulam no decorrer das pequenas ruas da feira, só que esse excedente não traz apenas o prejuízo econômico para os vendedores, mas também abre um leque de reclamações por conta da poluição diária.

Para piorar a situação, o período de chuvas tem atrapalhado um pouco mais a vida dos frequentadores do local. Com o grande volume de água nas vielas, o lixo se espalha deixando o local ainda mais sujo e por isso nem sempre eles conseguem fazer a limpeza. Uma vendedora de desinfetantes, que não quis ser identificada, explicou que o problema é corriqueiro e piora nessa época do ano.

“Deveriam ter vindo de manhã para ver, estava horrível cheio de lixo um mal cheiro enorme. Aqui ficou alagado, por isso estou tirando a água do estabelecimento”, contou a moça enquanto tirava boa parte de agua que pingava do teto na calçada da loja.

 No calçamento desnivelado o que se vê são restos de alimentos acumulados nos buracos, além de uma encanação velha que formou um amontoado de pedras quebradas bem no meio da passagem.

Um cliente que estava comprando verduras em uma das lojas contou a equipe de reportagem do portal 7 Segundos que no local é arriscado pegar germes por conta do lixo exposto e disse ser a favor de uma melhor estrutura para o local.

Sujeira pra todo lado

Uma das maiores reclamações dos feirantes e clientes é sobre as más condições dos banheiros disponibilizados no local. Os quatro banheiros visitados estão em péssimo estado de conservação. Os problemas estão por toda parte, seja no chão alagado, sanitários entupidos ou até mesmo nas infiltrações nas paredes que por pouco não causam dano a fiação elétrica exposta a água.

O morador da região Douglas Falcão disse que mal consegue utilizar os banheiros por causa do mal cheiro. “Moro aqui desde meus sete anos e sempre foi assim. Às vezes venho aqui e quando chego no banheiro só não uso máscara por que não tenho, fede muito e sempre esta sujo”, reclama.

No banheiro de uso feminino, a pia e azulejos parecem ter sido quebrados. As cabines de uso pessoal também apresentam irregularidades e poucas estão limpas. Uma cliente tentou usar o local mas desistiu logo na porta, o motivo: mau cheiro.

Resíduos guardados

Ao lado da pista, funcionários da prefeitura retiram o lixo espalhado no chão e jogam em um dos cinco contêineres enfileirados. Todos, cheios de resíduos que não são coletados com frequência. De acordo com um morador da região a limpeza na região só é feita duas vezes por semana e que o esvaziamento dos contêineres demora semanas para ser feitos.

No canto da calçada restos de papelão e plástico dobrados, contrastam com toda sujeira da rua, é que ali um homem que trabalha com reciclagem ajuda todos os dias a reduzir o lixo no local. Seu Manoel Jacinto faz o serviço há um ano e contou os percalços que vive naquela rua.

“Eu fico aqui pra ajudar a reduzir esse lixo mas não adianta muito. Eu ajudo os garis, tiro o lixo da calçada e varro a sujeira da lama para deixar pelo menos a calçada livre, faço isso com prazer ” relata o homem que sobrevive da reciclagem.

Seu Manoel nos contou ainda que há quem reclame da presença dele no local, mas ele já deixa claro que só vai embora quando os contêineres saírem dali.

A diretoria da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), informou que o projeto para o processo de reforma da feira no mercado do Tabuleiro está sendo preparado. Sobre a limpeza do local, a Semtabes afirmou que tem realizado manutenções referentes a iluminação, higienização, revisão elétrica e desobstrução de galerias quando solicitadas. 

Em relação a limpeza dos banheiros, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou que diariamente dois funcionários do órgão realizam o serviço e que o mesmo ocorre com os conteineres que ao contrario do que os comerciantes falam, são limpos todos os dias.

Confira o depoimentos de clientes e comerciantes :