Política

Renan Calheiros já sugere nomes para suceder Temer

Por 7 Segundos com Valor Econômico 23/05/2017 12h12
Renan Calheiros já sugere nomes para suceder Temer
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente Michel Temer - Foto: Adriano Machado/Reuters

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, vem dando sinais de que é a favor da renúncia do presidente Michel Temer, de forma cifrada, para que ele “compreenda a gravidade do momento e facilite a própria sucessão, uma vez que o processo de impeachment é algo traumático para o país, como já se demonstrou em sua opinião no processo que levou à destituição de Dilma Rousseff”.

Tanto que nesta terça­-feira (23) o senador em entrevista a uma rádio gaúcha sinalizou que avança a articulação pela renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Renan cobrou que Temer “facilite uma solução” à crise política aprofundada após vir à tona o conteúdo da delação dos irmãos Batista, donos da JBS, na semana passada.

O senador aproveitou a oportunidade para aventar nomes de substitutos ao presidente. Citou a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o ministro do STF Gilmar Mendes, o ex­-ministro do tribunal Joaquim Barbosa, o ex-­ministro Nelson Jobim, a senador Kátia Abreu (PSD) e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).

“Não será por falta de nomes que vamos escolher, no curto prazo, um presidente e um vice-­presidente da República”, afirmou Renan. “A circunstância [de Temer] está muito difícil e tende a se agravar. Acredito que, no desdobramento dessa crise, Temer vai entender o seu papel na história, vai facilitar uma solução.”

Questionado, o líder disse não ter conversado com o presidente sobre essa sua opinião, mas que o fará “se houver necessidade”. “Quanto mais demorar esse encaminhamento, mais difícil para o país.”

 Na visão de Renan, por conta dessa urgência, não é o caso de instalar um processo de impeachment contra Temer. “Impeachment não é a solução. A solução seria negociada.”

O pemedebista disse que o áudio da conversa entre Temer e o delator Joesley Batista “chocou a sociedade” pelo assunto que era tratado por eles ­ tentativas de barrar ações na Justiça contra a corrupção. “Vamos ver como o presidente Michel, que tem talento e responsabilidade, vai se posicionar no sentido de que possamos essa crise rapidamente estancar.” Renan colocou como prioridade das decisões políticas nesse momento garantir que as eleições presidenciais marcadas para 2018 aconteçam. “Se vamos ter eleições agora pelo Congresso [indiretas] ou processo um mais demorado [eleições diretas], o importante é ter garantia de eleição geral em 2018.”