Tempo

Moradores pedem apelo à prefeitura após terem casas alagadas na Grota do Arroz

A preocupação dos moradores é que a situação traga mais prejuízos, visto que a previsão é de mais chuvas para a capital

Por Gabriela Garrido com 7 Segundos Maceió 26/05/2017 14h02
Moradores pedem apelo à prefeitura após terem casas alagadas na Grota do Arroz
Moradores pedem apelo a prefeitura após terem casas alagadas na Grota do Arroz - Foto: Reprodução

Moradores da Travessa São Jorge, que fica na Grota do Arroz, bairro de Cruz das Almas, pediram na noite da última quarta-feira (24), um apelo à prefeitura de Maceió após as fortes chuvas causarem alagamentos em residências. Em um vídeo enviado ao 7 segundos, um morador mostrou os estragos que a chuva causou nas casas e móveis por causa da falta de saneamento básico no local. 

Nas casas, moradores tiram a água barrenta com a ajuda de baldes e rodos. Uma das moradoras, mostrada no vídeo teve prejuízos com eletrodomésticos e alguns móveis, porque a água entrou em quase todos os cômodos da residência.

Uma das causas dos alagamentos, segundo os moradores, está em uma suposta obra realizada pelo Parque Shopping Maceió há dois anos. Antes da construção do empreendimento o terreno era um sítio sem aterramento que começava na principal do shopping e iria até a Grota do Arroz. Com a obra de contenção, a parte por trás do shopping foi aterrada e toda água que vem da pista é desviada por um canal para a grota.

Os moradores disseram que a água do córrego vem do bairro São Jorge, passa pelo posto Dom Adelmo e deságua na praia de Cruz das Almas, mas por conta do grande volume de chuvas a água do córrego e do esgoto que é jogada no local se juntaram e alagaram a pista e casas próximas.

Veja como o processo ocorreu:

O córrego que nunca havia transbordado antes da obra, hoje está com apenas um metro de profundidade. Por causa da chuva o barro se juntou no buraco e diminuiu o espaço para aporte da água, o que veio causar um transbordamento.

O Parque Shopping Maceió informou através de nota  que enviou na manhã desta sexta-feira (26), uma equipe técnica para analisar as causas do transbordamento do córrego que atravessa a comunidade, provocado pelas fortes chuvas desta semana.A equipe constatou que o alagamento deve-se ao acúmulo de lixo e entulho no canal de drenagem.
 
Segundo o consultor ambiental Alder Flores, o canal de drenagem que foi construído pelo shopping serve para facilitar o escoamento das águas pluviais em períodos de fortes chuvas e foi realizado a pedido da prefeitura. Por isso é o órgão que deve fazer a manutenção e  desobstrução do mesmo em razão do acúmulo de resíduos que impedem o escoamento natural destas águas, bem como impedir que se construa às margens deste canal.

Obra no córrego

No início deste ano, a ideia da prefeitura era realizar uma escavação para aumentar a profundidade do córrego, mas a obra não foi feita. Os moradores então sugeriram que o córrego seja reaberto no verão para realizar a obra.

“Na verdade, quando fizeram essa obra era para ter feito um canal , para evitar esses alagamentos. A prefeitura não veio aqui para fazer a escavação e nem o presidente da comunidade que só vem quando tem eleição”, desabafa o morador Carlos Andrade que mora no local há 10 anos.

A situação de acordo com Carlos ocorre agora sempre que chove e causa preocupação para os pais que precisam liberar as crianças para ir à escola de manhã. Ele ainda reclamou que a passagem de carros é arriscada no barro molhado.

Morador mostra situação de casas afetadas pelo alagamento: