Tempo

Defesa Civil atende mais de 80 ocorrências por risco ou queda de árvores na capital

Órgão informou que o volume de chuva registrado em maio é o maior desde 2010

Por Redação com assessoria 26/05/2017 13h01
Defesa Civil atende mais de 80 ocorrências por risco ou queda de árvores na capital
Dinário Lemos, secretário-adjunto especial de Defesa Civil - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil tem acompanhado e monitorado, desde o último domingo (21), todas as ocorrências decorrentes da chuva registrada na última semana. Segundo o órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), foram recebidos 204 chamados até às 12 horas desta sexta-feira (26).

O balanço da Defesa Civil mostra também que, entre domingo (21) e esta sexta-feira (26), foram registrados 46 deslizamentos de barreiras, 12 desabamentos de imóveis, 27 quedas de árvores, 16 pontos de inundação, 59 árvores monitoradas por ameaça de queda, 15 barreiras com ameaça de deslizamento e 29 casas com ameaça de deslizamento.

Até essa quinta-feira (25), 10 famílias foram encaminhadas ao Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). Destas, três já estão recebendo o auxílio-moradia e as demais devem concluir o processo de cadastramento até esta sexta-feira (26) visto que faltam apresentar documentos.

Já nesta sexta-feira (26), 12 famílias do bairro Fernão Velho estão sendo transferidas para um abrigo temporário. Seguindo uma orientação da Defesa Civil, a transferência ocorre como uma medida de segurança, já que a água invadiu os imóveis. As famílias estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e permanecem no abrigo temporário até que o nível da lagoa volte ao normal.