Educação

Escolas municipais poderão aderir a prática de esportes paralímpicos

O projeto segue para sanção junto à Prefeitura Municipal de Maceió

Por Assessoria 31/05/2017 17h05
Escolas municipais poderão aderir a prática de esportes paralímpicos
Escolas municipais poderão aderir a prática de esportes paralímpicos - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Maceió aprovou na tarde desta quarta-feira (31) Projeto de Lei de nº 24/2017 que prevê a implantação do Projeto Esporte Paralímpico nas Escolas. O objetivo é promover a inserção de meninos e meninas da rede pública municipal de ensino que são portadores de necessidades especiais à prática de esportes com modalidades previstas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O projeto prevê ainda que a adesão seja facultativa, previamente autorizada pelos pais ou responsável e que os alunos deverão ser submetidos a exame médico especializado que ateste suas aptidões.Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão ser firmadas para cobrir as despesas decorrentes da implantação do Esporte Paralímpico na Escola. Sua execução deve contar com profissionais qualificados e locais devidamente adaptados.

“Se sem incentivo temos grandes nomes no atletismo paralímpico, como Yohansson Nascimento, Marivana Oliveira e Joanthan Santos, imagine os resultados que poderíamos alcançar se nossos alunos fossem treinados nas escolas. A proposta vai além da prática de atividade física escolar ou dos benefícios fisiológicos para esse grupo de alunos. A prática de esportes facilita a reabilitação física, psicológica e pode se tornar uma profissão para esses meninos e meninas no futuro. Estamos tratando de inclusão social,” afirma a vereadora Silvania Barbosa (PRB), autora do PL. 

Ainda tratando de pessoas com deficiência, Silvania Barbosa teve aprovado o projeto de Lei de nº 48/2017 que dispõe sobre a implantação de balanços e brinquedos para crianças cadeirantes em praças e parques de lazer situados em Maceió.