Política

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso em desdobramento da Lava Jato

Por Poder 360 06/06/2017 08h08
Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso em desdobramento da Lava Jato
Henrique Alves - Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara

A Polícia Federal prendeu na manhã desta 3 feira (6.jun.2017) Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), ex-ministro do Turismo dos governos Dilma e Temer, em desdobramento da Lava Jato. Batizada de Manus, a operação apura crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a construção da Arena das Dunas, em Natal (RN), usada na Copa de 2014. O superfaturamento alcançaria R$ 77 milhões.

Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 33 mandados judiciais, sendo 5 de prisão preventiva, 6 de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão. A ação é realizada nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná.

A investigação identificou que os ex-presidentes da Câmara Henrique Alves e Eduardo Cunha receberam propina na forma de doação oficial. Os repasses teriam sido feitos de 2012 a 2014. Em troca, eles favoreciam empreiteiras envolvidas em obras do estádio, conforme a PF.

Os indícios de crimes foram coletados a partir de delações premiadas em inquéritos da Lava Jato que tramitam no STF. Também foram quebrados sigilos fiscal, bancário e telefônico dos envolvidos.

O nome da operação é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”. Significa: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.