Cultura

Artistas alagoanos se reúnem e protestam contra cancelamento dos festejos juninos

A decisão foi tomada após as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias

Por 7 Segundos Maceió 06/06/2017 12h12
Artistas alagoanos se reúnem e protestam contra cancelamento dos festejos juninos
Grupos culturais e artistas protestam contra cancelamento dos festejos juninos - Foto: Facebook MOVA

Integrantes de grupos culturais de Maceió se reuniram na manhã da última segunda-feira (05), em frente à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió, para protestar contra o cancelamento da programação de São João de Maceió, anunciado pela Prefeitura de Maceió na última sexta-feira (02).  Após o protesto, o grupo se reuniu com o titular da pasta, Vinícius Palmeira e sugeriu a continuação dos festejos juninos.

Os artistas alagoanos lamentaram a decisão do município e alegaram que os festejos juninos são uma tradição e fonte de rendas para diversas famílias. O membro do Conselho Municipal de Cultura, Julien Costa, informou ao portal 7 Segundos, que devido a grande repercussão do cancelamento do São joão e dos editais que estavam em andamento, o grupo se reuniu com os gestores para propor soluções para o impasse dos festejos juninos.

"Mobilizamos o Conselho Municipal e os representantes dos segmentos apresentaram uma proposta para ser encaminhada ao Sr. Prefeito, além disso, solicitamos uma reunião presencial com o Sr. Prefeito junto com comissão composta por membros do Conselho para apresentação da mesma. Esperamos que o Prefeito Rui Palmeira compreenda a importância da realização dos festejos juninos na cidade de Maceió, visto que outros Estados também foram afetados pelas chuvas e não cancelaram os festejos juninos", disse.

Julien Costa também informou que aguarda o retorno da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e do Gabinete da Prefeitura para agendar o mais breve possível uma reunião com a comissão do Conselho Municipal de Cultura de Maceió para tratar do assunto. 

O outro lado

A Prefeitura de Maceió informou que as festas de São João programadas para acontecer este ano foram canceladas após as fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas e deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Para o secretário de Governo, Tácio Melo, o Município teve bom senso ao tomar a decisão. “Os danos provocados pela chuva em Maceió somam R$ 170 milhões e deixaram a cidade em situação de emergência. Pouco mais de R$ 2 milhões serão repassados pelo Governo Federal para a reconstrução das áreas atingidas”, informou.

Já o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, lamentou a decisão, mas afirmou que não há condições de promover os festejos, diante da situação de emergência que afeta parte significativa dos bairros de Maceió. “O Município tem como prioridade, nesse momento, a reconstrução dos danos causados pelas chuvas. Todos os recursos serão levados em consideração, diante do esforço administrativo para reparação dos danos. Além disso, o clima nos bairros está impraticável para comemorações, já que a cidade está danificada, precisando de reparos”, argumentou.