Política

Bancada Federal de Alagoas cobra liberação de recursos para áreas atingidas pelas chuvas no Estado

Por 7 Segundos com Política Real 08/06/2017 09h09
Bancada Federal de Alagoas cobra liberação de recursos para áreas atingidas pelas chuvas no Estado
Deputados alagoanos reunidos - Foto: Foto: Artur Hugen

(Brasília-DF, 08/06/2017) Em reunião com alguns deputados que compõe a bancada federal alagoana, o coordenador do grupo no Congresso Nacional, deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), defendeu  a liberação de recursos de emendas das áreas atingidas pelas enchentes que atingiram Alagoas nas últimas semanas.

Lessa cobrou do governo federal medidas permanentes de prevenção contra enchentes. Ele ainda anunciou para julho uma reunião da bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas, envolvendo o Ministério da Integração nacional, o Governo do Estado e dirigentes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

O primeiro tema da reunião da bancada alagoana foi sobre o apoio do grupo à Comissão da Câmara dos Deputados que vai ao estado na próxima semana. “Depois das enchentes nós ainda não tínhamos ainda reunido a bancada e agora é hora de ver no que a gente pode ajudar”, disse Ronaldo Lessa.

Comissão Externa

O deputado JHC (PSB), por exemplo, foi autor do requerimento aprovado no dia 31 de maio pelo Plenário da Câmara dos Deputados propondo a criação de uma comissão externa temporária de parlamentares para acompanhar a situação de Alagoas e de Pernambuco, atingidos por fortes chuvas nas últimas semanas. 

A comissão foi composta na terça-feira, 06, e está definindo os locais que serão visitados e reuniões nas assembleias Legislativas  de Pernambuco e Alagoas.

JHC disse que o objetivo do grupo é verificar in loco  a situação das comunidades atingidas pelas chuvas nas duas unidades da federação. O parlamentar disse que as enchentes desabrigaram 54 mil pessoas, vitimou sete e levou 51 municípios a decretarem estado de emergência.

“[A partir daí] propor à Câmara dos Deputados, bem como ao Governo Federal, as medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade e realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados, tendo em vista a malversação/mal-uso havidos em situações análogas, como a enchente ocorrida em Alagoas no ano de 2010”, justificou o deputado, autor do pedido de criação da comissão. 

Recursos de emendas

Ronaldo Lessa revelou que outra questão discutida pela bancada alagoano no Congresso Nacional “é foi junto ao governo federal a prioridade na liberação de recursos das emendas  nas regiões atingidas”.

Segundo Lessa, o Ministério da Saúde já disponibilizou recursos. “Falta a gente ampliar para outros ministérios para ver uma forma de atendimento. Não é tirar de outro canto, outra pasta. Mas dar prioridades ás emendas que estão destinadas às regiões atingidas, em relação ás outras emendas”, explicou Lessa.

Reunião na Assembleia

O coordenador também destacou ainda a necessidade da bancada federal de Alagoas fazer uma reunião com representantes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado, na Assembleia Legislativa local.

“Queremos realizar essa reunião no mês de julho ou agosto, porque o que diminui um pouco as consequências da chuvas em Pernambuco foram as barragens e precisamos fazer isso também em Alagoas, pois a barragem tanto retém a água na época da seca, com também na enchente, para fazer o controle da vazão”, disse o coordenador.

Medidas de prevenção 

Lessa cobrou do governo medidas de prevenção das comunidades contra enchentes para que a população não seja mais surpreendida.

“Eu fui governador do estado, de 2000 a 207, foram registradas quatro enchentes e não nenhuma solução nesse 17 anos. A gente tem que encontrar soluções de prevenção, que só podem ser feitas com a ajuda do governo federal”, acrescentou.