Alagoas

Em 10 dias, três pessoas morrem com suspeita de leptospirose em Alagoas

Por 7 Segundos - Maceió 13/06/2017 15h03
Em 10 dias, três pessoas morrem com suspeita de leptospirose em Alagoas
As doenças de veiculação hídrica ocorrem porque as pessoas se infectam facilmente com água ou lama contaminada durante as enchentes - Foto: Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

Alagoas registrou, entre 30 de maio e o dia 10 deste mês, 15 casos suspeitos de pessoas infectadas com leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos. Dos 15 casos, três pessoas morreram com suspeita da doença e nove ainda seguem internadas.

Os óbitos registrados são de uma mulher de 60 anos e dois homens, um com 16 e outro 32 anos. As vítimas residiam em Atalaia, União dos Palmares e Maceió.

Conforme dados da Sesau, nove pessoas ainda estão hospitalizadas, inclusive uma está na UTI, moradores de Coruripe, Atalaia e Maceió. Outras três receberam alta, sendo uma de Capela, uma de Marechal Deodoro e uma de Atalaia.

O aumento nos casos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deve-se às enchentes causadas pelas fortes chuvas registradas em Alagoas nos últimos dias 27 e 28. “Para nós é motivo de preocupação, por isso estamos apurando os casos diariamente com exames dentro e fora de Alagoas e sensibilizando os profissionais da saúde, bem como a população, para a prevenção da doença”, destacou a técnica responsável pelo Programa de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório.

“É importante que as pessoas com os sintomas da leptospirose não negligenciem os sinais. Não achem apenas que é uma virose e, principalmente, busquem atendimento médico, evitando que o quadro da doença agrave como é bem comum”, alertou a técnica.

A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, a exemplo da febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.