Política

Projeto 'Menos Férias' é rejeitado pela maioria dos deputados na Assembleia

Por 7 Segundos 13/06/2017 18h06
Projeto 'Menos Férias' é rejeitado pela maioria dos deputados na Assembleia
Deputado Rodrigo Cunha quer ter acesso à auditoria da FGV na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Após ser adiada várias vezes, a votação da PEC Menos Férias de autoria do deputado Rodrigo Cunha (PSDB) finalmente foi realizada nesta terça-feira (13). A maioria dos deputados presentes na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE),  votou contra a proposta que reduziria de 90 para 55 os dias de recesso legislativo durante o ano.  Após uma acalorada discussão, por 14 votos contrários, contra três favoráveis os deputados rejeitaram a PEC.

A matéria protocolada em 2015 que havia sido arquivada, causou por diversas vezes discussões entre os deputados. Antes da votação, Cunha tentou convencer os parlamentares sobre a importância da PEC, lembrando que, dos quatro anos de mandato, um ano é de recesso.

O deputado disse que em Alagoas  se vivencia atualmente uma inversão de valores, com poderes que enchem de privilégios não só os que trabalham na Assembleia principalmente, como aqueles que recebem auxílio-moradia e auxílio-alimentação, por exemplo.

Um dos que votou a favor da PEC foi o deputado Bruno Toledo (PROS) que também criticou a PEC. Ele alegou que  o recesso legislativo não pode ser associado a férias.

Por conta disso, os dois deputados acabaram numa discussão acalorada. Para rebater, Cunha explicou que o recesso seria muito mais grave que as férias, porque paralisa totalmente as atividades.

A crítica positiva veio da deputada Jó Pereira (PMDB) que elogiou o projeto, defendendo que a proposta é uma adequação da Constituição de Alagoas a Constituição Federal.