Economia

Número de aprendizes contratados por empresas sobe em Alagoas, diz TRT

Por 7 Segundos Maceió 15/06/2017 17h05
Número de aprendizes contratados por empresas sobe em Alagoas, diz TRT
- Foto: TRT/AL

Dados apresentados durante audiência pública no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta quarta-feira (14), mostraram o avanço no número de aprendizes contratados em Alagoas nos últimos anos. Em 2011, eram quase 2 mil contratados, este ano esse número aumentou para quase 4 mil, com destaque para a parceria entre auditoria-fiscal do MTE/AL, MPT, TRT e  empresas.

Este ano, 42 foram agraciadas com Certificado de Excelência em reconhecimento à prática de inclusão social e por conta do adequado incentivo à profissionalização de jovens e sua inserção no mercado de trabalho, por meio do cumprimento exemplar da Lei de Aprendizagem. Em 2016, apenas 24 empresas receberam certificado.

De acordo com o auditor-fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho, as barreiras traumáticas causadas pelas dificuldades de orçamento estão sendo superadas, assim como a falta de articulação institucional e a de diálogo.

“Mesmo diante da crise sem precedente que o país enfrenta, falar de aprendizagem é o resgate de jovens para a sociedade. O grande desafio de Alagoas ainda são as pessoas do socioeducativo, mas espero que em 2017 essa demanda da sociedade esteja sendo contemplada”, cobrou Leandro Carvalho.