Justiça

Tributo a Chico Science acontece neste sábado (17)

Evento acontece neste sábado (17), a partir das 22h, no Black Out Pub, no bairro da Jatiúca

Por Assessoria 16/06/2017 09h09
Tributo a Chico Science acontece neste sábado (17)
Tributo acontece neste sábado (17) - Foto: Assessoria

O projeto Clube do Rock realiza uma noite dedicada ao melhor do Manguebeat - movimento contracultura surgido no Brasil no início da década de 90 -, com a banda alagoana Atrito 82, que homenagea o cantor e compositor Chico Science, além de duas bandas autorais; a Galaxtrio, e a Efeito Moral tocando o melhor do rock n roll. O evento acontece neste sábado (17), a partir das 22h, no Black Out Pub, no bairro da Jatiúca.

A Banda de Rock Regional Atrito 82 teve inicio em 2004, e denomina seu estilo musical como Rock Cabra Macho, onde se mistura o rock com ritmos Nordestinos como: forró pé de serra, maracatu, guerreiro, coco de roda, reisado, dentre outros. As letras focam o sertão e seus heróis, valorizando a cultura nordestina que corre nas veias de cada membro do grupo que é formado por Pedrox (Voz), Igor Lokão (Baixo), Marcão (Guitarra), Luiz (Bateria), Paulinho (Alfaia) e Jairon (Alfaia).

Segundo o vocalista da banda Atrito 82, Pedrox, o nome da banda dar-se-á necessidade dos membros de ir com seu som de encontro a cena musical atual, nacional e internacional, gerando assim o Atrito. Já '82', é prefixo telefônico do estado de Alagoas, identificando o orgulho de sua terra e a naturalidade da banda.

De acordo com Pedrox, Chico Science traz uma mistura ritmos regionais. “Mesmo 20 anos após a morte de Chico, seu movimento ainda é muito presente nos dias atuais, traz em sua música o maracatu, com rock, hip hop, funk rock e música eletrônica. O movimento tem como principais características nas letras, críticas ao abandono econômico-social do mangue e da desigualdade”, explicou.

O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Fred 04 (vocalista da banda Mundo Livre S/A), ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o ecossistema manguezal é chave na biodiversidade global, sendo o autor do primeiro manifesto do manguebeat em 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro". “Chico Science foi o ícone deste movimento e o caranguejo tornou-se o símbolo que representa a forma de vida típica dos manguezais, que é capturado e vendido por trabalhadores da região”, contou Pedrox.

A segunda atração da noite ficará por conta da Galaxtrio, banda que faz uma busca incessante de novos timbres, batidas, pulsações e idéias. Oficializou sua estreia no Festival PALMA (Palco da Música Autoral) em Abril de 2015, onde os integrantes oriundos de outros projetos sentiram a necessidade de por em prática seus conceitos musicais com objetivo de repassar ao público suas experiências sonoras.

O Trio, composto por Túlio Marcus (Guitarra e voz), Ailton Gomes (Bateria e Backing vocais), e Dió Leão (Baixo e Backing Vocais), lançou em Março de 2016 o seu primeiro EP homônimo, contendo três músicas, disponível no formato físico e digital e em Março de 2017 lançaram mais dois singles e um audiovisual, veiculados nas plataformas digitais, de lá pra cá, a banda se apresentou em vários eventos musicais, sempre tendo uma ótima receptividade do público.

Já a Efeito Moral propõe “denunciar” musicalmente os transtornos causados pela má administração pública e os problemas atuais. A Banda que tem em sua formação músicos experientes com um som pesado e com letras ácidas, que se desenham de Led Zeppelin a Rage Against The Machine, e trazem em sua formação Dias (vocal), Silva (guitarra), Bulhões (baixo) e Santos (bateria).

Segundo Silva, a banda começou a ser montada no final de 2014 e já tem disco gravado. “Começamos em 2014 e em seguida produzimos o nosso primeiro trabalho com 10 faixas – o disco Metralhaboca –, onde estreamos em 2016. Desde então, participamos de eventos como Ocupe a Vila, Ocupe a Praça e I Festival Em Cantos de Alagoas, onde estamos entre os finalistas", finalizou.