Alagoas

Após enchentes, Estado investiga oito mortes suspeitas de leptospirose

Por 7 Segundos - Maceió 16/06/2017 18h06
Após enchentes, Estado investiga oito mortes suspeitas de leptospirose
As doenças de veiculação hídrica ocorrem porque as pessoas se infectam facilmente com água ou lama contaminada durante as enchentes - Foto: Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nesta sexta-feira (16), que notificou 41 casos suspeitos de leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos, em sete municípios alagoanos. Além dos 41 casos, a Sesau também está investigando oitos casos suspeitos que evoluíram para óbito.

Das oito mortes suspeitas pela doença, cinco foram registradas em Maceió, uma em Atalaia, uma em Messias e uma em União dos Palmares. A causa da incidência de leptospirose, segundo a Sesau, são as enchentes causadas pelas fortes chuvas registradas em Alagoas nos últimos dias.

A orientação para quem teve contato com a água da enchente e apresenta dores musculares (principalmente na panturrilha), dores de cabeça e febre súbita, é procurar, de imediato, um serviço de saúde - unidade básica ou de pronto-atendimento do seu município.

Estão sendo investigados 18 casos da doença em Atalaia, 14 em Maceió, três em Marechal Deodoro e três no Pilar. Os municípios de Capela, Coruripe e Palmeiras dos Índios registraram, cada um, um caso suspeito.

A Sesau alerta que o atendimento mais precoce possível é vital para prevenir a piora do paciente e o agravamento da situação que pode levar à morte. “É importante que as pessoas com os sintomas da leptospirose não negligenciem os sinais. Não achem apenas que é uma virose e, principalmente, busquem atendimento médico, evitando que o quadro da doença agrave como é bem comum”, explicou a técnica responsável pelo Programa de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório.

A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, a exemplo da febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.