Capital

Pagamento do Bolsa Família em Maceió segue até o dia 30

Por Secom Maceió 19/06/2017 14h02
Pagamento do Bolsa Família em Maceió segue até o dia 30
Calendário de pagamentos do Bolsa Família - Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (19) o pagamento do Programa Bolsa Família em Maceió. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) orienta os mais de 57 mil beneficiários a ficarem atentos às datas de saque, que seguem até o dia 30.

Para saber o dia correto de receber o dinheiro, os beneficiários do Bolsa Família devem observar o final do Número de Identificação Social (NIS) que consta no cartão de pagamento. O final 1 recebe dia 19 de junho, final 2, dia 20 de junho, final 3, dia 21 de junho e assim por diante, até completar a data de pagamento com o final 0, cujo pagamento será no dia 30 deste mês.

O beneficiário pode acompanhar o calendário de pagamentos do ano de 2017. Há outros meios de acessar as datas de pagamento do benefício, como pelo telefone (82) 3315-3686 para os beneficiários de Maceió. No número 0800 707 2003, da Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o beneficiário de todo o País também tem acesso às informações sobre o pagamento do Bolsa Família.

O Bolsa Família é um mecanismo de distribuição de renda, cujo modelo é estudado pela Organização das Nações Unidas para ser utilizado em outros países. No Brasil, os beneficiários são pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, cidadãos pobres ou extremamente pobres.

A renda é transferida diretamente para a conta do beneficiário que pode sacar o dinheiro com um cartão magnético nas agências e caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui e Casas Lotéricas. Quem não possuir o cartão magnético pode receber mediante a apresentação de uma guia de pagamento avulsa ou de um documento original de identificação, que pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.

É muito importante que o beneficiário fique atento às informações contidas no extrato de pagamento e no comprovante de saque. No extrato é possível saber quando devem ser feitas as atualizações cadastrais para que o recurso não seja bloqueado ou cancelado. É possível ainda observar se as exigências relativas à frequência escolar dos filhos, ao acompanhamento de saúde das gestantes e à aplicação de vacinas nas crianças. São as chamadas condicionalidades, ou seja, requisitos que devem ser cumpridos pelos beneficiários do Programa, para que o benefício continue a ser pago para as famílias.