Saúde

Alerta: Após enchentes, Alagoas registra surto de leptospirose

Por 7 Segundos Maceió 20/06/2017 18h06
Alerta: Após enchentes, Alagoas registra surto de leptospirose
As doenças de veiculação hídrica ocorrem porque as pessoas se infectam facilmente com água ou lama contaminada durante as enchentes - Foto: Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

A incidência de casos de leptospirose em Alagoas já pode ser considerada um surto e colocou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em alerta. Conforme relatório divulgado nesta terça-feira (20), entre o dia 30 de maio e ontem (19) foram identificados 55 casos suspeitos. Dos 55 casos, nove pessoas morreram. Cinco casos foram confirmados e quatro estão sendo investigados.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos e de veiculação hídrica. O motivo do surto, segundo a Sesau, são as enchentes causadas pelas chuvas, principalmente as registradas em Alagoas no final do mês passado.

Tirando os óbitos, dos 46 casos suspeitos 11 já foram confirmados e 36 estão sendo investigados. “Todos os anos nós esperamos um aumento no número de casos nesse período do ano, mas não esperávamos os óbitos. Os casos tendem a diminuir, mas não podemos descartar novas notificações, até porque a doença fica incubada por até 30 dias após a exposição do indivíduo”, explicou a técnica do Núcleo de Combate à Leptospirose, Silvana Tenório.

De acordo com a técnica, números próximos aos atuais foram vistos em 2010, quando a Sesau notificou 144 casos confirmando 60. “Em 2016 notificamos 36 casos confirmando 15 deles. Anteriormente, também tem sido assim com menos casos, até porque o volume de chuvas nesses anos tem sido parecido. O aumento nos casos é proporcional ao volume de chuvas como o registrado no final de maio e também em 2010”, detalhou.

A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, como a febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.

“A orientação para quem foi exposto a situações como alagamentos é para que fique atento ao aparecimento de sintomas semelhantes à virose e não tente tratar-se em casa, procurando, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento adequado”, alertou a Silvana, acrescentando que no atendimento é imprescindível fazer a referência dos sintomas.