Política

Prefeito Rui Palmeira renova parceria com Unicef

Por Secom Maceió 10/07/2017 14h02
Prefeito Rui Palmeira renova parceria com Unicef
Rui Palmeira assina a renovação da parceria com o Unicef. - Foto: Pei Fon / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira renovou, nesta segunda-feira (10), a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o desenvolvimento do segundo ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) na capital. A assinatura do termo de compromisso aconteceu no auditório do Senac, no bairro do Poço, e contou com a presença de gestores municipais, parceiros da inciativa privada e representantes do Unicef.

Neste segundo ciclo, além de Maceió outras nove capitais estão inseridas na PCU. “Entramos no segundo ciclo e isso nos orgulha bastante. Cuidar e diminuir as desigualdades entre as nossas crianças e adolescentes é, sem dúvida, uma das nossas principais prioridade e uma questão tratada com muita seriedade na nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

“Estamos reforçando a nossa política de proteção as crianças e adolescentes. E nós queremos manter essa política bem viva para combater situações como a exploração do trabalho infantil”, acrescentou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.

O foco da PCU neste segundo ciclo será a diminuição da evasão escolar e dos casos de gravidez na adolescência. “Estamos renovando o compromisso de trabalhar de forma integrada para o fortalecimento da rede de proteção à criança. Fechamos o primeiro ciclo cumprindo bem a nossa tarefa e nesse segundo vamos fazer de forma ainda mais eficaz”, disse a articuladora da PCU e chefe de gabinete da Prefeitura, Juliana Vergetti.

Na oportunidade, a representante do Unicef, Luciana Phebo, destacou que integrar a PCU é uma atitude de coragem. “Participar da Plataforma não é pra qualquer um, por que ela revela vulnerabilidades, mas também revela soluções”, pontuou.

Maceió é a única capital do Brasil que não tem escritório do Unicef e está inserida na PCU. “Maceió só conseguiu esse feito graças ao comprometimento da gestão, em especial do prefeito Rui, que prioriza o público infanto-juvenil e essa renovação só evidencia que a parceria tem dado certo”, frisou a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha.

O estudante Peterson Lessa participou do 1º ciclo da PCU em Maceió e falou dos aprendizados. “Ajuda a diminuir as desigualdades sociais e promove a troca de experiências com outros jovens. Na PCU, tenho tido a oportunidade de viajar para congressos e principalmente de discutir e entender as diferenças que formam a sociedade”, relatou.