Política

TRE/AL solicita apoio de órgãos e prefeituras para evitar extinção de zonas eleitorais

Por 7 Segundos com assessoria 10/07/2017 15h03
TRE/AL solicita apoio de órgãos e prefeituras para evitar extinção de zonas eleitorais
TRE/AL solicita apoio de órgãos e prefeituras para evitar extinção de zonas eleitorais - Foto: Reprodução

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (10), na na Associação dos Municípios Alagoanos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, dividiu com os prefeitos a preocupação sobre a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de rezoneamento das 50 Zonas Eleitorais do interior, que devem ser reduzidas para 37.

A resolução obrigou o TRE/AL fazer um estudo para extinguir e remanejar as zonas eleitorais. O objetivo é reduzir entre 500 e 600 zonas eleitorais em todo país. Publicado em junho, o documento objetiva racionalizar e otimizar os serviços eleitorais, adequando-os à iminente implantação do Documento Nacional de Identificação (DNI) e à realidade social, demográfica e geográfica dos municípios brasileiros.

O presidente do TRE quer o apoio dos prefeitos porque defende que a economia, que gira em torno de R$ 160 mensais, representando apenas 1% anualmente, enfraquece o processo eleitoral, em especial aos eleitores e servidores das comarcas.

O TRE/AL tem até o dia 18 de agosto para entregar ao TSE o projeto completo do rezoneamento e, posteriormente, aguardar uma definição por parte do Tribunal Superior.

O prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa,  que esteve na reunião disse que a imposição do TSE pode deixar o município órfão de um poder, além de que  pode dificultar a vida da população.