Capital

Ufal irá investigar alta temperatura em residência no bairro de Fernão Velho

As causas do aquecimento serão investigadas por meio de profissionais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Por Redação com assessoria 12/07/2017 09h09
Ufal irá investigar alta temperatura em residência no bairro de Fernão Velho
Temperatura de piso de imóvel chega a 40ºC - Foto: Reprodução/ TV Ponta Verde

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Maceió registrou, nessa terça-feira (11), o caso de uma residência no bairro de Fernão Velho onde o piso está apresentando alta temperatura. A ocorrência foi comunicada ao órgão municipal pelo proprietário do imóvel e as causas devem ser investigadas por meio de profissionais do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

De acordo com o titular da Defesa Civil, Dinário Lemos, o estudo foi viabilizado hoje com o Ceca, que tem um acordo de cooperação técnica firmada com o órgão. “Entramos em contato com a professora e geóloga Regla Toujaguez e agendamos uma reunião para falar sobre o caso. A partir disso, uma visita será feita ao local para que os técnicos da Ufal possam colaborar no trabalho de identificação de causa da alta temperatura”, disse.

O secretário afirmou que este é o quarto caso registrado pela Defesa Civil. Segundo ele, na maior parte das ocorrências, a temperatura elevada foi atribuída à decomposição de matéria orgânica na rede de esgoto dos imóveis e à consequente emissão de gases. No entanto, sobre a casa em Fernão Velho, Dinário afirma que somente após o estudo poderá ser atestada a causa do aquecimento.

Dinário Lemos informou que a reunião com a professora do Ceca deve acontecer ainda nesta semana, já que a profissional está fora do Estado e chega a Maceió nos próximos dias.